Pai e filho morrem durante conflito entre indígenas e assentados na Bahia
Quatro pessoas já foram presas suspeitas de atacar o assentamento

Foto: Reprodução/RedesSociais/SSP/TvBahia
Pai e filho morreram e uma terceira pessoa ficou ferida na manhã desta terça-feira (28), durante um conflito entre indígenas e assentados na região da Associação Córrego da Barriguda, também conhecida como "Pedra Mole", em Itamaraju, cidade do extremo sul da Bahia. Quatro pessoas foram presas suspeitas de atacar o assentamento.
As vítimas que morreram foram identificadas como Amauri Sena dos Santos, de 37 anos, e Alberto Carlos dos Santos, de 60. Outro filho de uma das vítimas, identificado como Joabson Lima Alves dos Santos, que também é filho de uma das vítimas, foi socorrido e levado para um hospital da região. O estado de saúde dele é considerado grave.
A Polícia Militar informou, por meio de nota, que com o trio de suspeitos foram apreendidos uma pistola, espingardas, carregadores, munições e um veículo. Os homens foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma. O quarto suspeito de participar do crime confessou o envolvimento e afirmou ter sido recrutado pelo mandante do crime.
Ele foi autuado pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio, duplo homicídio. Segundo o coordenador regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Cacique Aruã Pataxó, o confronto aconteceu durante uma tentativa de "retomada de área" feita por indígenas, dentro dos limites da terra Pataxó Barra Velha do Monte Pascoal.
O território é identificado e delimitado pela Funai desde 2008. A área fica entre a BR-101 e o Parque Nacional do Monte Pascoal. O Assentamento Córrego da Barriguda é um projeto de reforma agrária criado na década de 90, onde moram 36 famílias. Equipes da 43° Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e da Força Integrada foram enviadas para a região e reforçam a segurança do local. O caso será investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Itamaraju.


