Países encerram restrições de circulação causadas pela Covid-19
Portugal, França, Dinamarca, Noruega, Japão, Argentina e Chile retomam atividades normais
Foto: Reprodução/Banco de Imagens
Sete países anunciaram, durante esta semana, o fim das restrições de circulação por causa da Covid-19. Portugal, França, Dinamarca, Noruega, Japão, Argentina e Chile adotaram medidas como a volta ao horário normal de funcionamento de estabelecimentos, além de permitir a lotação máxima dos estabelecimentos.
Para permitir a reabertura, os países adotaram a testagem da população e o monitoramento para prevenir uma nova onda de infecções. Em Portugal, os locais comerciais, restaurantes e bares voltam ao horário de funcionamento normal e não possuem limite máximo de lotação.
O uso de máscara segue obrigatório em locais como o transporte público, escolas, salas de espetáculos, cinemas, estabelecimentos de saúde e casas de acolhimento para idosos e deficientes. O certificado digital de vacinação continua sendo obrigatório para frequentar bares e discotecas.
Já a Argentina adotou o chamado “plano de abertura responsável” e voltou a aceitar a entrada de turistas brasileiros. O Chile declarou o fim do estado de emergência, na segunda-feira (27), e flexibilizou regras sanitárias, no entanto, o uso de máscaras e o 'passaporte da vacina'.
Na França, a partir da próxima segunda-feira (04), deixa de ser obrigatório o uso de máscaras nas escolas primárias em alguns departamentos onde a taxa de incidência da Covid-19 for menor que 50 casos a cada 100 mil habitantes. A Dinamarca derrubou todas as restrições contra a pandemia, o governo acredita que a situação está sob controle no país, assim como na Noruega, que as medidas também foram suspensas.