Países latino-americanos e caribenhos se reúnem no Chile para COP do meio ambiente
Encontro vai até esta sexta-feira (22)
Foto: FAO/Rudolf Hahn
A Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) realiza em Santiago do Chile, a Conferência das Partes (COP) do Acordo de Escazú. O evento reúne 24 países latino-americanos e caribenhos que firmaram o tratado, em 2018, na Costa Rica.
Esse é o primeiro acordo com cláusulas específicas para a promoção e proteção das pessoas que defendem o meio ambiente na América Latina e no Caribe e entrou em vigor no Dia Internacional da Mãe Terra, em 22 de abril de 2021. O Acordo Regional sobre o Acesso à Informação, à Participação Pública e o Acesso à Justiça em Assuntos Ambientais na América Latina e no Caribe fomenta uma forte participação da sociedade civil no combate à mudança climática e demais ações para mitigar o problema.
O presidente do Chile, Gabriel Boric, inaugurou o evento que será realizado até 22 de abril. Na COP do Acordo de Escazú, os países devem definir as regras de participação do público, como prevê o artigo 15 do tratado. Além disso, serão debatidas estratégias para uma implementação eficiente e maior cooperação da região.