Países querem que Irã assuma “total responsabilidade” por ter atingido a aeronave
A queda foi no dia 8 de janeiro e matou 176 pessoas
![Países querem que Irã assuma “total responsabilidade” por ter atingido a aeronave](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/17977/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=dd277d1a092b5abb09cbb76884ea348d)
Foto: Foto: Frank Augstein/AP
Um comunicado emitido por representantes do Canadá, Ucrânia, Suécia, Afeganistão e Reino Unido nesta quinta-feira, 16, exige que o Irã assuma a "total responsabilidade” e indenize as famílias das 176 pessoas que morreram depois que um avião caiu ao ser atingido por um míssil do país no dia 8 de janeiro, em Teerã.
Os representantes dos cinco países disseram ainda que o Irã deve "realizar uma investigação internacional minuciosa, independente e transparente, aberta às nações em luto", de acordo com comunicado divulgado durante encontro em Londres. O país deve, ainda, conduzir procedimentos judiciais "imparciais" contra os responsáveis por atingir o avião. Na última terça-feira,14, o Irã anunciou a prisão de envolvidos na queda da aeronave, mas não disse quantas pessoas foram presas nem os nomes delas.
O avião, do modelo Boeing 737, caiu pouco depois de decolar de Teerã com destino a Kiev, na Ucrânia. As pessoas a bordo tinham as nacionalidades dos cinco países reunidos nesta terça, além do próprio Irã. Logo que o avião caiu, o ministro de Relações Exteriores ucraniano informou que havia vítimas alemãs, mas, depois, a Alemanha desmentiu a informação.O Irã, a princípio, negou que tivesse derrubado a aeronave, mas, depois, admitiu a culpa e afirmou que o lançamento do míssil tinha sido um erro humano.