Mundo

Países ricos podem concentrar oferta global da vacina da Covid-19

Mais de um bilhão de doses já foram compradas por EUA, Reino Unido, Japão e UE juntos

Por Da Redação
Ás

Países ricos podem concentrar oferta global da vacina da Covid-19

Foto: Reprodução/G1

As medidas de EUA, Japão e Reino Unido para garantir suprimentos são os últimos acontecimentos relacionados a uma série de acordos com a industria farmacêutica que estão levantando uma série de preocupações de que o resto do mundo esteja no fim da fila no esforço global para derrotar a pandemia. A União Europeia também tem sido agressiva na obtenção de vacinas, muito antes que alguém saiba se elas de fato vão funcionar. 

Embora grupos internacionais e várias nações estejam prometendo tornar as vacinas acessíveis a todos, as doses provavelmente terão dificuldades para acompanhar a demanda em um mundo de aproximadamente 7,8 bilhões de pessoas. A possibilidade de os países mais ricos monopolizarem a oferta, um cenário que ocorreu na pandemia da gripe suína de 2009, alimentou preocupações entre os países pobres e os defensores da saúde.

Até agora, os grupo dos três países e o bloco europeu garantiram cerca de 1,3 bilhão de doses de potenciais imunizações contra a Covid-19, de acordo com a empresa de análise de Londres Airfinity. "Mesmo que você tenha uma avaliação otimista do progresso científico, ainda não há vacinas suficientes para o mundo", afirmou Rasmus Bech Hansen, diretor executivo da Airfinity. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.