Palácio do Planalto publica fotos de Lula após sofrer uma pancada na cabeça
O presidente teve um acidente no banheiro do Palácio da Alvorada, bateu a região da nuca e precisou levar cinco pontos no sábado (19).
Foto: Ricardo Stuckert/ Palácio do Planalto
O Palácio do Planalto publicou nesta segunda-feira (21), as imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o acontecimento doméstico que o fez cancelar a viagem para Rússia.
O presidente teve um acidente no banheiro do Palácio da Alvorada, bateu a região da nuca e precisou levar cinco pontos no sábado (19). Lula teve alta, mas foi informado de cancelar a viagens longas pelas próximas semanas, incluindo o embarque para a Rússia, previsto para domingo (20).
Lula despachou da residência oficial da presidência em Brasília. Ele recepcionou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o assessor especial da presidência Celso Amorim. Nas redes sociais do petista, foi postado algumas imagens acompanhada da seguinte legenda.
"Reunião do presidente Lula com o ministro Padilha e o assessor especial Celso Amorim, nesta manhã no Palácio do Alvorada".
O ministro Alexandre Padilha relatou que o presidente "em nenhum momento, teve perda de consciência, desorientação. "Ele mesmo buscou socorro naquele momento [após o acidente]. A equipe médica fez todos os exames de acompanhamento", contou Padilha.
De acordo com o ministro, Lula teve a autorização de fazer algumas atividades, caso de reuniões no Palácio da Alvorada, ainda não há previsão de retorno aos compromissos no Palácio do Planalto. "Quero passar uma mensagem de tranquilidade, que foi cancelada a viagem por determinação médica para manter essa observação, para evitar uma viagem muito longa, ia trabalhar em fuso horário diferente", afirmou Padilha.
A viagem cancelada, o presidente tem a participação por videoconferência da Cúpula dos Brics em Kazan, na Rússia. A delegação oficial será orientada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Padilha diz que Lula vai manter contato com o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores). De acordo com o ministro da articulação política, falta observar detalhes de como Lula participará das reuniões em Kazan, sendo que o fuso horário está seis horas à frente de Brasília.
No hospital Sírio-Libanês em Brasília, o presidente faz seus exames no último sábado (19), logo após a queda, e no domingo (20). Não há atualizações de novos exames para esta segunda.