Pandemia: 62% das empresas planejam voltar ao trabalho presencial
Avanço da vacinação no Brasil fortalece o planejamento

Foto: Getty Images
Com o avanço da vacinação contra o novo coronavírus no Brasil, as atividades começam a voltar ao normal gradativamente. Algumas empresas, por exemplo, já mostram sinais de que vão abandonar o home office em breve. Um levantamento realizado na base de mais de 24 mil companhias clientes da startup de recrutamento Revelo mostra que 61,8% das empresas de tecnologia planejam retomar o trabalho no escritório.
Enquanto isso, em outro levantamento da startup, 78% dos profissionais da área de tecnologia consideram trocar de emprego caso não haja flexibilidade em permanecer trabalhando de casa. O estudo também aponta que 59,2% das empresas cogitam o revezamento entre o home office e o escritório, considerando a vontade de 79% dos profissionais de tecnologia que têm o modelo remoto como modelo favorito.
“A competição entre companhias e a escassez de profissionais capacitados já era um problema para retenção de talentos antes da pandemia, trazendo o cenário de existir duas vagas para cada candidato no mercado. Agora, a falta de flexibilização de horários e formato de trabalho pode trazer uma dificuldade adicional. Por isso, a saída é dialogar para chegar no modelo ideal de trabalho”, avalia o cofundador da Revelo, Lucas Mendes.
Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 93% das empresas disseram estar trabalhando em modelo remoto. Dessas, 92% têm mais de um ano em home office. Ao avaliar os custos para a organização desde que os colaboradores estão em casa, 51,3% disseram não ter percebido nenhuma diminuição significativa. A pesquisa aponta, ainda, a razão da escolha dos profissionais em trabalhar de casa: 71,3% disseram gostar de não perder tempo no trânsito e 54,2% indicaram que poder trabalhar em cidades distantes é um diferencial.