• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Pandemia: celebração ao Dois de Julho terá ato simbólico e programação virtual

Pandemia: celebração ao Dois de Julho terá ato simbólico e programação virtual

Dia da Independência do Brasil na Bahia é celebrado na próxima sexta (2)

Por Da Redação
Ás

Pandemia: celebração ao Dois de Julho terá ato simbólico e programação virtual

Foto: Divulgação

Devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o Dia da Independência do Brasil na Bahia, que será celebrado na próxima sexta-feira (2), acontecerá novamente sem o tradicional desfile cívico e sem as apresentações de grupos folclóricos ou culturais. Assim como no ano passado, haverá neste ano atos comemorativos simbólicos no Largo da Lapinha, com acesso restrito apenas a autoridades e imprensa.

Na manhã da próxima sexta, será realizado o hasteamento das bandeiras com as presenças do prefeito de Salvador, Bruno Reis, do governador da Bahia, Rui Costa, do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes, e do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Eduardo Morais de Castro. Durante a cerimônia, as estátuas do Caboclo e da Cabocla estarão posicionadas do lado de fora do Pavilhão 2 de Julho, vestidas pelo artista plástico João Marcelo, de “Verde Esperança”. Ao final do ato solene, as estátuas serão recolhidas.

Na sequência, a Pira do Fogo Simbólico, nomeada nesta edição de “Chama da Esperança”, será acendida por dois profissionais de saúde, em um gesto que representa a luta do povo da Bahia na batalha contra a pandemia. “Haverá também toda uma programação virtual promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). Por mais que tenhamos avançado na vacinação, ainda é fundamental evitarmos aglomerações e manter todos os cuidados”, justificou o prefeito, durante coletiva virtual realizada no Palácio Thomé de Souza, nesta segunda-feira (28). Confira a programação. 

Programação virtual

A programação montada pela FGM engloba atrações artístico-culturais que serão realizadas durante cinco dias, de forma remota, com acesso gratuito e aberto para o público através da internet. As atividades que marcam o 198º aniversário de Independência da Bahia já começam a acontecer na quinta (1º), às 9h, com o lançamento da campanha #Meu02Julho, através do perfil da FGM no Instagram (@fgmoficial).

Além disso, o historiador Ricardo George ministra a série Vídeo-aulas, no canal da FGM no YouTube, nos dias 1º, 3 e 5 de julho, às 14h, para quem quiser conhecer sobre os territórios mais marcantes no processo de independência da Bahia. Ele passeia pelo Recôncavo, pelo Subúrbio Ferroviário e pelos quartéis e ruas de Salvador, a fim de compreender a importância desses territórios para a vitória do povo baiano contra os portugueses.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.