Mundo

Pandemia: Chile encerra estado de emergência nesta sexta-feira

Medida estava em vigência desde março de 2020

Por Da Redação
Ás

Pandemia: Chile encerra estado de emergência nesta sexta-feira

Foto: Getty Images

O Chile encerrou nesta sexta-feira (1º) o estado de emergência no país. A medida, decretada em março do ano passado, tinha o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus. Em poucas horas, a mudança já pode ser percebida nas ruas de Santiago, a capital do país sul-americano, onde as empresas prolongaram o horário de abertura.

A decisão do Executivo foi tomada na última segunda-feira (27). Um pouco antes, o governo anunciou a reabertura das fronteiras à entrada de estrangeiros vacinados a partir de hoje.  Com o novo cenário, não haverá mais quarentenas regionais ou comunitárias em todo o país, embora medidas como o isolamento de positivos, contatos próximos, suspeitos e viajantes sejam mantidas.

"Era necessário fornecer ao nosso país mais e melhores ferramentas para combater a pandemia de covid-19, permitindo a restrição da liberdade e mobilidade das pessoas por meio de medidas como quarentenas, cordões sanitários e recolher obrigatório. Esse estado de catástrofe permitiu que as Forças Armadas colaborassem no controle e supervisão das medidas de emergência que o governo teve de adotar", disse o presidente chileno, Sebastián Piñera, durante o anúncio.

Até agora, 1,6 milhão de pessoas foram infectadas pelo SRA-CoV-2 no Chile e mais de 45 mil morreram, incluindo casos confirmados e suspeitos, segundo o Departamento de Estatística e Informação do Ministério da Saúde.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.