Brasil

Pandemia deve fazer expectativa de vida cair 3 anos, segundo estudo

Região Norte é a mais afetada

Por Da Redação
Ás

Pandemia deve fazer expectativa de vida cair 3 anos, segundo estudo

Foto: Reprodução/ Gov. de São Paulo

A expectativa de vida no Brasil pode cair pouco mais de três anos, a depender da região, por causa do impacto da doença nos índices de mortalidade. O Distrito Federal é o local mais afetado, com a redução de 3,68 anos, porém, na região Norte, as piores situações são a do  Amapá (com redução de 3,62 anos), de Roraima (recuo de 3,43) e do Amazonas (menos 3,28). É o que aponta um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Os dados estão em estudo liderado pela pesquisadora brasileira Marcia Castro, do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard. O trabalho foi submetido para publicação na MedRxiv, da Universidade de Yale.

A Região Nordeste também sofreu um impacto importante, ainda que não tão grave quanto o registrado no Norte. Ali, entre os Estados mais afetados estão Sergipe (redução estimada de 2,21 anos), Ceará (2,09) e Pernambuco (2,01). No Sudeste, a situação mais grave é a do Espírito Santo (com uma perda estimada de 3,01 anos), seguido de Rio (2,62) e de São Paulo (2,17). No Sul, as estimativas de perda de expectativa de vida estão abaixo dos dois anos para os três Estados. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário