Brasil

Pandemia pode ter aumentado recorde histórico de presos no Brasil

De 2020 para maio deste ano, a população carcerária cresceu 7,6%

Por Da Redação
Ás

Pandemia pode ter aumentado recorde histórico de presos no Brasil

Foto: Agência Brasil

O desemprego, que se agravou com a pandemia da Covid-19, pode ser um dos principais motivos de um crescimento expressivo da população carcerária no país. Desde 2020, o total de presos aumentou 7,6%. No início da pandemia, eram 858.195 pessoas privadas de liberdade contra 919.651 registradas em 13 de maio. 

De acordo com o Infopen, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), essa é a maior população carcerária com a mais extensa série histórica sobre a lotação de presídios. 

O cenário nos presídios poderia ser ainda pior porque atualmente há 352 mil mandados de prisão em aberto, sendo 24 mil deles de foragidos. Com a marca de 919 mil presos, o Brasil se mantém no terceiro lugar no ranking dos países que mais prendem no mundo, atrás da China e dos Estados Unidos.

De acordo com o CNJ, os dados incluem 867 mil homens e 49 mil mulheres, Em 2020, o Brasil tinha 405 presos para cada 100 mil habitantes. Este ano, o número saltou para 434 presos para cada 100 mil habitantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.