• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Papa critica deportação de migrantes para países que não oferecem condições de segurança
Brasil

Papa critica deportação de migrantes para países que não oferecem condições de segurança

Declaração faz referência à Líbia, cuja Guarda Costeira foi treinada e financiada para efetuar salvamentos no Mediterrâneo

Por Da Redação
Ás

Papa critica deportação de migrantes para países que não oferecem condições de segurança

Foto: Reprodução

Em meio ao crescimento do número de deslocados internacionais que desembarcam na Itália e enquanto alguns países da União Europeia tentam fazer o bloco financiar a construção de muros em suas fronteiras externas, o papa Francisco criticou a deportação de migrantes para países que não oferecem condições de segurança e defendeu o acolhimento de pessoas que se arriscam em travessias marítimas para obter proteção na Europa.

“É preciso por fim ao retorno dos migrantes para países não seguros e dar prioridade ao socorro de vidas humanas no mar com dispositivos de resgate e desembarque previsíveis. Expresso minha proximidade aos milhares de migrantes, refugiados e outros necessitados de proteção na Líbia. Jamais esqueço de vocês. Ouço seus gritos e rezo por vocês. Peço mais uma vez à comunidade internacional que mantenha as promessas de procurar soluções concretas e duradouras para a gestão dos fluxos migratórios na Líbia e em todo o Mediterrâneo”, declarou Francisco no Angelus deste domingo.   

A declaração faz referência à Líbia, cuja Guarda Costeira foi treinada, equipada e financiada pela Itália para efetuar salvamentos no Mediterrâneo, mas é acusada de violar os direitos humanos de migrantes e refugiados.   

De acordo com o Ministério do Interior da Itália, o país já recebeu 51.568 deslocados internacionais via Mediterrâneo em 2021, quase o dobro dos 26.683 registrados no mesmo período do ano passado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.