Papa Francisco abençoa fiéis em breve aparição nas celebrações do domingo de Páscoa
Durante discurso da "bênção Urbi et Orbi", Francisco ainda pediu um cessar-fogo em Gaza

Foto: Divulgação/Vatican Media
O Papa Francisco abençoou milhares de pessoas na Praça de São Pedro, em uma breve aparição para as celebrações do domingo de Páscoa (20). O pontífice segue se recuperando de uma pneumonia dupla.
Por conta da recuperação, Francisco não celebrou a Missa de Páscoa na praça, encarregando o Cardeal Angelo Comastri, arcipreste aposentado da Basílica de São Pedro, a substituí-lo no evento. Após o término da missa, Francisco apareceu na varanda da galeria sobre a entrada da basílica.
As pessoas presentes ovacionaram o líder religioso, enquanto uma banda militar iniciou uma série de hinos da Santa Sé e da Itália.
Francisco acenou da varanda e pediu a um assessor que lesse o discurso escrito por ele.
O papa não compareceu aos serviços solenes da Sexta-feira Santa e do Sábado Santo, que antecederam a Páscoa, mas era esperado que comparecesse no domingo, conforme o livreto da missa e os planos litúrgicos divulgados pelo Vaticano.
A Páscoa no Vaticano é tradicionalmente contemplada com uma missa e a bênção Urbi et Orbi do papa, onde ele profere um disco na galeria sobre a entrada da basílica, que geralmente é um resumo dos pontos críticos globais e do sofrimento humano.
No discurso desse domingo, Francisco classificou a situação em Gaza como "dramática e deplorável” e pediu para que o grupo Hamas liberte os reféns restantes, além de sugerir um cessar-fogo em Gaza.