• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Papa não está fora de perigo, é paciente frágil e não tem previsão de alta

Papa não está fora de perigo, é paciente frágil e não tem previsão de alta

O papa não corre risco de morte, ainda de acordo com os médicos

Por FolhaPress
Ás

Atualizado
Papa não está fora de perigo, é paciente frágil e não tem previsão de alta

Foto: Reprodução

O papa Francisco não está fora de perigo e a condição clínica do pontífice ainda é complexa. A equipe médica detalhou nesta sexta-feira (21) que o religioso argentino Jorge Bergolio ficará internado por pelo menos mais uma semana. 

O QUE ACONTECEU
O papa não corre risco de morte, ainda de acordo com os médicos. A equipe realizou uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (21). O religioso argentino Jorge Bergolio está hospitalizado há uma semana e não há previsões de quando deixará o hospital.

O jesuíta de 88 anos foi internado em 14 de fevereiro. Segundo os médicos, a princípio, não havia indícios de inflamação, de pneumonia, nos pulmões. Mas após uma tomografia computadorizada, a equipe detectou uma pneumonia bilateral.

"Se a pergunta for: O papa está fora de perigo? Não, ainda não. Mas ele está em perigo mortal agora? A resposta, mais uma vez, é não. Há alguns minutos ele saiu da sala para ir à capela rezar. A cabeça é de um homem de cinquenta anos. Mas ele me disse: 'Eu percebo que a situação é séria'. A doença crônica continua, às vezes ele fica com falta de ar e a sensação não é agradável para ninguém", disse o médico Sergio lfieri.

O pontífice ficará internado pelo menos mais uma semana. De acordo com o médico Sergio lfieri, o papa está lendo, faz brincadeiras, mas está com pneumonia. "Ele vai ter alta quando não for mais necessário administrar terapias hospitalares", disse. O papa está uma infecção polimicrobiana, com vírus, fungos e bactérias. Apesar disso, mantém o bom humor. O médico contou que na manhã desta sexta, cumprimento o papa e lhe disse: "Bom dia, Santo Padre", ele respondeu: "Bom dia, Santo Filho".

O médico Sergio lfieri lembrou que o religioso começou a ser tratado com uma gripe em casa. "Como um paciente de 88 anos, quando não é mais possível tratar em casa, a gente interna o paciente", relatou. Ele acrescentou que o papa é diferente de outros pacientes idosos. " A diferença é que as outras pessoas de 88 anos ficam em casa vendo televisão em uma cadeira de rodas. Vocês conhecem outro senhor de 88 anos que governa um estado e é também o pai espiritual dos católicos no mundo? Ele não se poupa, então se cansou muito", afirmou.

O papa está respondendo bem aos tratamentos. "Temos visto melhorias, mas é preciso muito pouco para ficar desequilibrado. É impossível dar um prazo", disse lfieri após ser questionado sobre uma nova previsão de alta. A equipe médica também detalhou que o religioso argentino Jorge Bergolio "não está acamado, não está preso a nenhuma máquina. No máximo, ele recebe um pouco de oxigênio quando tem uma crise asmática, de vez em quando. Ele está respirando espontaneamente e se alimentando", acrescentou.

Sobre a não divulgação de imagens do papa na última semana, o médico citou a privacidade do religioso. "Não queremos uma foto do papa de pijama no jornal, vamos respeitar a privacidade de qualquer pessoa. Quando ele quiser se mostrar, ele vai se mostrar. Mas tem que se vestir como papa, ele não está na cama com roupa de papa", ressaltou Sergio lfieri.

Médicos temem que infecção se espalhe para o sangue. "O papa sabe que está em perigo. Pode acontecer que esses germes, que nesta sexta-feira (21) estão no trato respiratório e nos pulmões, infelizmente passem para o sangue, ele teria sepse. E uma sepse, com a idade e a condição dele, seria difícil... o risco real, nesses casos, é que os germes passem para o sangue. O risco é de sepse", alertou Sergio lfieri.

AGENDA CANCELADA
Agenda do papa está cancelada até domingo (23). Em um primeiro momento, a Santa Sé havia cancelado a agenda de Francisco até esta quarta, mas nesta quinta-feira (20) anunciou o cancelamento de sua audiência jubilar de sábado (22) e informou que o papa não presidiria a missa de domingo.

Essa é a quarta internação do papa desde que assumiu o pontificado, em 2013. Francisco tem um histórico de problemas respiratórios.

Nos últimos meses, pontífice sofreu duas quedas em sua residência no Vaticano. Em dezembro, bateu o queixo na mesa de cabeceira, e em janeiro, machucou o braço direito, precisando imobilizá-lo por precaução. Além disso, tem dores crônicas no joelho, que o obrigam a usar cadeira de rodas ou bengala em algumas ocasiões.

PAPA TEM CARTA DE RENÚNCIA PRONTA CASO SAÚDE O IMPEÇA DE SEGUIR NO CARGO
Carta de renúncia ao cargo de líder da Igreja Católica está pronta. Papa Francisco assinou a carta há cerca de dez anos. Foi o próprio pontífice que confirmou a existência do documento em entrevista ao jornal espanhol ABC, em dezembro de 2022.

Carta está de posse do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. "Assinei a renúncia e disse a ele: 'em caso de impedimento médico ou algo assim, aqui está minha renúncia. Você a tem'", declarou Francisco.

Na ocasião, Francisco afirmou não ter receio que o mundo saiba da existência de sua carta de renúncia. "É por isso que estou contando, para que saibam", disse, ressaltando não saber o que Parolin fez com o documento.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.