Para 3 a cada 4 brasileiros, dinheiro é a maior fonte de preocupação
Pesquisa da fintech Onze revelou que 74% dos brasileiros em regime CLT estão preocupados com renda
Foto: Reprodução/Pixabay
Três a cada quatro brasileiros (74%) têm o dinheiro como sua maior fonte de preocupação. É o que aponta uma pesquisa da fintech Onze, cedida para o portal G1. O estudo revelou que a preocupação com a renda é maior do que a angústia pela família (60%), pela saúde (57%) e pelo trabalho (44%).
Conforme indicou o estudo, quando o assunto é dinheiro, o sacrifício de montar um "colchão" de conforto financeiro é uma das principais dificuldades. Apenas 17,8% dos 1.603 entrevistados afirmaram que conseguem cobrir os gastos e poupar algum dinheiro ao fim de cada mês.
Na outra ponta, 42,7% disseram que a renda atual cobre os gastos, mas sem sobras. Outros 33,7% confidenciaram que os gastos são maiores que a renda mensal. Os demais não fazem nenhum controle financeiro e não souberam responder.
A sondagem colheu respostas de pessoas trabalhadoras assalariadas em regime CLT. A segmentação da amostra é ainda mais preocupante, pois trabalhadores formais costumam ter renda maior que os informais.
A pesquisa revelou ainda que 30,6% dos entrevistados têm preocupação constante com o dinheiro afeta o desempenho no trabalho. Dessa fatia, o principal sintoma é a perda de sono pela aflição financeira (59,1%), seguida de perda de foco (54,8%), mau humor e impaciência com colegas (20,3%) e necessidade de resolver pendências ao longo do dia (20%).