Economia

Pequenas empresas no Brasil beneficiam 40% da população

De acordo com o órgão, são 86,5 milhões de indivíduos atingidos direta ou indiretamente

Por Da Redação
Ás

Pequenas empresas no Brasil beneficiam 40% da população

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae informou que as pessoas beneficiadas pelos pequenos negócios no Brasil superam a população de países como França, Reino Unido, África do Sul e Argentina. De acordo com o órgão, são 86,5 milhões de indivíduos atingidos direta ou indiretamente, o equivalente a 40,4% da população brasileira.

A análise da importância dos negócios foi realizada a partir do total de todas as pequenas empresas com registro ativo na Receita Federal do Brasil, em dezembro de 2021. O número de donos desses negócios, seus empregados e familiares, foram levados em conta pela pesquisa.

Segundo o Sebrae, as pequenas e microempresas são as que mais crescem e criam vagas de emprego no país. No período de março deste ano, 88,9% de todas as vagas de trabalho no Brasil foram criadas por esses negócios, ou seja, 9 a cada 10 postos de trabalho. Ao todo, foram mais de 1 milhão de admissões e 955.088 desligamentos, gerando um saldo positivo de 121 mil empregos no segmento de pequenos negócios.

O responsável pelo maior número de microempreendedores individuais abertos foi o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com o registro de 203.804 MEIs. Logo após aparecem promoção em vendas e cabelereiros (175.442), além de manicure e pedicure (134.391).

O Sebrae também levantou que, em 2021, 29,5% (R$ 1.1 trilhão) do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro é proveniente dos pequenos negócios no país. Eles são responsáveis por 54% de todos os empregos com carteira assinada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário