Para Amoêdo, partido Novo se tornou 'satétile do PL’

O fundador do partido novo critica a postura do partido e lamenta a situação da direita no país

Por Da Redação
Ás

Para Amoêdo, partido Novo se tornou 'satétile do PL’

Foto: Agência Brasil

Em entrevista para o Congresso em Foco, o fundador do partido Novo e candidato à presidência em 2018 João Amoêdo deu as impressões sobre o atual cenário político brasileiro. Amoêdo criticou a mudança de postura da legenda em direção ao bolsonarismo desde 2020, enfatizando a perda da identidade do partido.

“Como fundador, eu fico bastante frustrado. A gente esperava um partido que nasceu para inovar na política [...] Agora o roteiro é exatamente o inverso [...] pauta suas votações única e exclusivamente para se colocar como oposição, e não mais no interesse do cidadão brasileiro”, declara ele.

Ele também avalia o desempenho do atual governo como regular, destacando algumas escolhas ministeriais positivas e progressos em questões como o arcabouço fiscal e a reforma tributária.

Amoêdo comentou sobre o futuro da direita no Brasil e aponta a falta de lideranças equilibradas e ponderadas. Segundo o liberal, o país carece de uma instituição de direita que represente suas ideias de forma consistente e que seja capaz de discutir com aqueles com quem discorda.

“O Novo poderia estar ocupando esse espaço, mas preferiu, ao meu ver, virar um partido satélite do PL. Sem uma plataforma assim, nós não temos a construção de um projeto liberal para o país e capaz de formar líderes”, disse ele.

Amoêdo vê o PT e a esquerda sem opositores à altura para 2026, mas acredita que, em algum momento, surgirá uma liderança capaz de enfrentar os desafios.

Quanto ao seu retorno à política, Amoêdo manifesta disposição em ajudar, mas não enxerga, no momento, um cenário propício para construir um projeto de país despersonalizado. Ele acredita que é necessário um grupo de pessoas trabalhando de forma institucional para garantir a longevidade de um movimento político.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário