Um terço da população mundial não prática exercícios físicos, aponta estudo
Isso corresponde a cerca de 1,8 bilhão de pessoas
Foto: Unsplash/Adli Wahid
Um estudo publicado, nesta semana, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de 31% dos adultos em nível global não atingiram os níveis recomendados de atividade física em 2022. Isso corresponde a 1,8 bilhão de pessoas ou quase um terço dos habitantes do planeta.
A OMS revela que os números indicam uma “tendência preocupante de falta de atividade física” entre os adultos. No período de 2010 a 2022, o total aumentou em cerca de cinco pontos percentuais.
Segundo a agência da ONU, se essa tendência continuar, os níveis de inatividade devem subir ainda mais para atingir 35% até 2030. A OMS alerta que o mundo está fora do rumo para atingir a meta global de reduzir a inatividade física até 2030.
As maiores taxas de inatividade física ocorreram na região de alta renda da Ásia-Pacífico, com 48%, e no Sul da Ásia, com 45%. Em países ocidentais de alta renda, os níveis de inatividade chegam a 28% e na Oceania em torno de 14%.
O estudo publicado na revista de saúde The Lancet envolveu pesquisadores da OMS e outros acadêmicos.
A recomendação feita aos adultos é que tenham 150 minutos de atividade física de intensidade moderada a cada semana, ou pratiquem no mínimo 75 minutos de exercícios de intensidade vigorosa ou equivalente.