Economia

Parcela de famílias endividadas em abril bate recorde, diz CNC

Cerca de 77,7% das famílias brasileiras fecharam mês com dívidas

Por Da Redação
Ás

Parcela de famílias endividadas em abril bate recorde, diz CNC

Foto: Agência Brasil

Um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgado nesta segunda-feira (2), mostra que a quantidade de brasileiros endividados bateu novo recorde em abril: 77,7% das famílias brasileiras fecharam o mês com alguma dívida, contra 77,5% em março. Na comparação com abril do ano passado, quando a parcela de endividados correspondia a 67,5%, o salto foi de 10,2 pontos percentuais.

Ainda segundo o levantamento, a inadimplência atingiu nova máxima histórica. A proporção de famílias com dívidas ou contas em atraso passou de 27,8% em março para 28,6% em abril. Em um ano, o salto foi de 4,3 pontos percentuais. A série histórica do levantamento começou em 2010. A alta, de acordo com a entidade, foi puxada pelo maior uso do cartão de crédito. Na avaliação da CNC, a tendência é que o endividamento se mantenha em alta diante da inflação nas alturas e dos juros de mercado mais elevados.
 
Modalidades

O levantamento aponta, ainda, que o endividamento no cartão de crédito foi a única modalidade que apresentou aumento em abril, representando 88,8% de famílias com dívidas e revelando que o endividamento está ocorrendo essencialmente no consumo de curto prazo. Carnês de lojas (18,2%) e o financiamento automotivo (11,2%) foram os outros principais destaques nas participações no endividamento. Na sequência, aparece o crédito pessoal (9,4%) e o financiamento de casa (8,3%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.