Economia

G7: Brasil fica de fora de convidados para cúpula pelo terceiro ano consecutivo

O G7 costuma convidar para suas cúpulas alguns países que apresentem relevância no momento

Por Da Redação
Ás

G7: Brasil fica de fora de convidados para cúpula pelo terceiro ano consecutivo

Foto: Isac Nóbrega/PR

O governo da Alemanha anunciou nesta segunda-feira (2) os países em desenvolvimento para a Cúpula do G7, que irá ocorrer em junho. Mas, assim como ocorreu em 2019, e em 2021, o Brasil não foi convocado. Se Jair Bolsonaro não for reeleito, ele terá passado os quatro anos de sua gestão sem ter sido convidado uma só vez ao evento das principais economias do mundo.

O G7, grupo de países desenvolvidos formado por Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Japão e Canadá, além da União Europeia, costuma convidar para suas cúpulas alguns países que apresentem relevância no momento. Na última edição, realizada no Reino Unido, no ano passado, Austrália, Índia, África do Sul e Coreia e do Sul foram os países convidados.

Em 2020, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, chegou a dizer que seria convidado para a reunião do G7, que naquele ano era presidido pelos Estados Unidos, então comandado por Donald Trump. Por conta da pandemia, no entanto, o encontro foi adiado, e o Brasil acabou descartado novamente da lista. Já em 2019, o Brasil também ficou de fora após polêmica entre Jair Bolsonaro e o presidente da França, Emmanuel Macron, que criticou o governo brasileiro por conta do desmatamento da Amazônia.

Os países convidados do encontro, em que as principais economias mundiais discutem alguns temas de relevância do momento e anunciam medidas conjuntas, costumam ser selecionados por adotarem um papel de destaque no cenário mundial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário