Paris 2024: Bronze no taekwondo, classificação no vôlei de praia e eliminação na quadra; confira o resumo da quinta (8)
Edival Pontes, o Netinho, faturou a décima quinta medalha para o time Brasil nas Olímpiadas
Foto: Wander Roberto/COB
O dia foi de medalha no taekwondo para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. Edival Pontes, o Netinho, derrotou o espanhol Javier Perez Polo na categoria até 68 kg, por 2 a 1, e trouxe a décima quinta medalha para o nosso país.
Nas outras modalidades o dia foi de altos e baixos. No vôlei de praia, Duda e Ana Patrícia venceram a dupla australiana e disputam a final amanhã. Na quadra, a seleção feminina lutou, mas acabou eliminada pelas americanas, no quinto set. Agora, elas vão disputar o bronze contra a Turquia.
Na canoagem, o dia também foi de altos e baixos. Valdenice se classificou para a final do C1 200m. Já Isaquias Queiroz e Jack Godman ficaram na oitava posição da final do C2 500m.
Confira um resumo da quinta-feira (8) dos brasileiros nos Jogos Olímpicos de Paris:
Taekwondo
Edival Pontes conquistou a terceira medalha de bronze para o taekwondo brasileiro em Olimpíadas. Netinho derrotou o espanhol Javier Perez Polo na categoria até 68 kg, por 2 a 1, e se juntou a Natália Falavigna, terceiro lugar em Pequim-2008, e a Maicon Siqueira, mesma posição na Rio-2016.
Maria Clara Pacheco, estreante de 21 anos, se despediu nas quartas de final da categoria até 57kg.
Vôlei
Em grande com cinco sets, o Brasil foi derrotado pelos Estados Unidos, por 3 a 2 (parciais de 23/25, 25/18, 15/25, 25/23, 11/15) na semifinal do vôlei feminino.
Agora, as brasileiras esperam a definição da outra semifinal, entre Turquia e Itália, para saber quem vai enfrentar na luta pelo bronze, sábado (10), às 12h15 (horário de Brasília).
Ginástica rítmica
Estreante nos Jogos Olímpicos de Paris, Bárbara Domingos garantiu vaga na final individual da ginástica rítmica.
A atleta curitibana teve nota de 33.100 com a bola. Com o arco, fez uma apresentação perfeita, ao som da música-tema do filme “O Rei Leão” e tirou 34.750, a maior nota na segunda rotação. Na terceira, Babi se apresentou com a fita e teve sua pior nota: 31.700.
Na sua última apresentação, ao som de Garota de Ipanema, Bárbara fez bonito nas maças e recebeu nota de 30.200.
Com a presença de Babi Domingos, a final individual geral da ginástica rítmica em Paris acontece nesta sexta-feira (9/8), às 9h30.
Maratona Aquática
A campeã olímpica Ana Marcela Cunha ficou na quarta colocação na maratona aquática dos Jogos Olímpicos.
A brasileira terminou a prova com o tempo de 2:04:15. A vencedora foi a holandesa Sheron van Rouwendaal, que havia sido prata em Tóquio. Moesha Johnson, da Australia, foi prata, enquanto Ginevra Taddeucci, da Itália, foi bronze.
A outra brasileira na disputa, Viviane Jungblut, que terminou na 11ª colocação, com o tempo de 2:06:15.
Canoagem
Isaquias Queiroz e Jack Godman ficaram fora do pódio do C2 500m da Canoagem de velocidade. Após passarem bem pela semifinal realizada de manhã, Isaquias e o parceiro Jacky Godmann chegaram em oitavo lugar na final da prova de C2 500m, com o tempo de 1min42s48.
A medalha de ouro no C2 500m ficou com os chineses Bowen Ji e Hao Li (1min39s48); a prata com os italianos Carlo Tacchini e Gabriele Casadei (1min41s08); e o bronze com Diego Domingues e Juan Antoni Moreno (1min41s18).
Na eliminatória do C1 200m, Valdenice Conceição conquistou a classificação direta para as semifinais nas Olimpíadas de Paris.
Luta livre
Giullia Penalber foi eliminada na segunda luta nesta quinta-feira (8). Ela até fez uma estreia contra Rckaela Aquino, de Guam, mas perdeu para Anastasia Nichita, da Moldávia, atual vice-campeã mundial e 2ª colocada no ranking mundial.
Agora, Giullia enfrentará a alemã Sandra Paruszewski na repescagem. Quem vencer o confronto, enfrenta a chinesa Kexin Hong, derrotada por Nichita na semifinal, na luta pelo bronze, ambos ocorrem na próxima sexta-feira (9).
Pentatlo moderno
A disputa do pentatlo nos Jogos Olímpicos Paris 2024 começou nesta quinta-feira (8) com a rodada classificatória da esgrima. A brasileira Isabela Abreu terminou na 36ª colocação, com dez vitórias, 25 derrotas e 175 pontos.
No próximo sábado (10), a brasileira vai entrar em ação nas semifinais do hipismo, da natação, da corrida e do tiro esportivo - modalidades que completam o programa do pentatlo moderno. Ela também vai enfrentar a italiana Alice Sotero no duelo bônus da esgrima.
Vela
Na classe Nacra 17, os brasileiros João Siemsen e Marina Mariutti terminaram a regata de medalha na terceira colocação. No entanto, como já não tinham possibilidade de terminar entre os três primeiros na competição, ficaram com a 9º colocação geral, com 115 pontos líquidos.
Já Henrique Haddad e Isabel Swan encerraram a participação nos Jogos Olímpicos Paris 2024 na 10ª colocação.
Na Fórmula Kite, Bruno Lobo não avançou para a final da modalidade.
Atletismo
Após queimar seu terceiro lançamento, Luiz Mauricio foi eliminado do lançamento de dardo. Depois da primeira série de três, apenas os oito melhores entre os 12 finalistas garantem mais três lançamentos, mas o brasileiro ficou na 11ª posição.
No arremesso de peso, Ana Carolina Silva e Livia Avancini não conseguiram grande desempenho e foram eliminadas na fase classificatória. Enquanto Ana ficou em 23º lugar na classificação geral, Livia terminou na 29ª posição.
Quem também foi eliminado foi a equipe do revezamento 4x100m. Formado pelos atletas Gabriel dos Santos, Felipe Bardi, Erik Cardoso e Renan Corrêa, o time brasileiro fechou a prova com 38s73 e não conseguiu índice para se classificar.