Paris 2024: Primeiro ouro para o Brasil, classificação no basquete e no vôlei; veja resumo do dia
Beatriz Souza, do judô, garantiu o primeiro ouro para o país nas olímpiadas
![Paris 2024: Primeiro ouro para o Brasil, classificação no basquete e no vôlei; veja resumo do dia](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/187751/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=98719c511d594d06a92c7a9e97abc38b)
Foto: Alexandre Loureiro/COB
O Brasil conquistou seu primeiro ouro nos Jogos Olímpicos de Paris nesta sexta-feira (2). Beatriz de Souza, do judô, derrotou as melhores do mundo para levar o país ao lugar mais alto do pódio nesta edição dos jogos.
Nos esportes coletivos, as seleções masculina de basquete e vôlei venceram, e avançaram para as quartas de finais. Hugo Calderano, que já é a melhor campanha de brasileiro no tênis de mesa na história dos jogos, foi eliminado nas semifinais. Agora, ele vai disputar o bronze no domingo (4).
Confira um resumo completo do desempenho dos brasileiros nos Jogos Olímpicos nesta sexta-feira (2):
Judô
Beatriz de Souza é mais uma brasileira a entrar no rol de gigantes do judô brasileiro. Ela venceu a israelense Raz Hershko na final do judô, na categoria +78 kg, e conquistou o primeiro ouro do Brasil em Paris-2024.
Ela conseguiu um wazari logo no começo do embate e segurou o resultado até o fim do tempo.
Para chegar à final, a brasileira passou pela francesa Romane Dicko, líder do ranking mundial.
Beatriz tem 26 anos, tem 1,78m de altura e pesa cerca de 115kg. Atleta o clube Pinheiros, em São Paulo, ela é presença constante nos pódios das principais competições do esporte.
Na chave masculina, o duas vezes medalhista de bronze nas Olímpiadas, Rafael Silva, o Baby, foi derrotado em sua estreia na categoria pesado (acima de 100kg) para o azerbaijano Ushangi Kokauri. No sábado (3), Baby, que anunciou sua aposentadoria depois dos jogos, ainda vai disputar a competição por equipes.
Tênis de mesa
Dono da melhor campanha de um brasileiro na história dos Jogos Olímpicos, Hugo Calderano para o sueco Truls Moregard por 4 a 2 (12/10, 16/14, 7/11, 11/7, 10/12 e 11/8).
Com o resultado, agora o brasileiro foca na disputa da medalha de bronze. A partida será no domingo, 4, às 8h30 (horário de Brasília), contra o francês Felix Lebrun.
Basquete
Depois de sofrer duas derrotas, o Brasil venceu a primeira partida no torneio de basquete das Olimpíadas. O triunfo veio sobre o Japão por 102 a 84, na última rodada da fase de grupos.
Com o resultado, os brasileiros conseguiram avançar para as quartas de final como um dos melhores terceiros colocados, após a combinação de resultados.
Vôlei
Na última rodada da fase de grupos, a seleção masculina derrotou o Egito, por 3 sets a 0 (parciais de 25/11, 25/13 e 25/16 ), e garantiu vaga nas quartas de final.
A vitória tranquila garantiu o Brasil como um dos melhores terceiros colocados da competição. Agora os brasileiros esperam a definição da rodada para saber quem enfrentam nas quartas de final.
Vôlei de praia
O Brasil fechou a primeira fase do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos Paris 2024 com 100% de aproveitamento nas duplas femininas. Carol Solberg e Bárbara Seixas venceram as holandesas Stam e Schoon por 2 sets a 1, de virada (parciais de 16/21, 21/17, 19/17), e fecharam a fase de grupos com três vitórias em três partidas, assim como a outra dupla brasileira, Duda e Ana Patrícia.
No masculino, Arthur e Evandro venceram os tchecos Perusic e Schweiner por 2 sets a 0 (parciais de 21/18, 21/16). Eles também fecharam a primeira fase com 3 vitórias e na liderança do grupo E.
Boxe
Jucielen Romeu (57kg) está nas quartas de final do boxe. Ela venceu a norte-americana Alyssa Mendoza e está classificada para as quartas de final da categoria peso-pena (até 57kg) do boxe feminino das Olimpíadas de Paris. A brasileira conseguiu o triunfo por pontos (4 a 1, na decisão dos juízes) nas oitavas de final e fica a uma vitória de garantir ao menos uma medalha de bronze.
Na categoria peso-pesado, Wanderley “Holyfield” Pereira encarou o ucraniano Oleksandr Khyzhniak, vice-campeão olímpico na categoria de baixo, até 75kg, e foi derrotado em luta válida pelas quartas de finais.
Canoagem Slalom
Mais um dia de Pepê Gonçalves e Ana Sátila competindo em Paris. No caiaque cross, Pepê fez a segunda melhor, com um tempo de 66s41. Ele garantiu a vantagem de escolher a chave da primeira rodada, que acontece no sábado (3) a partir das 11h40 (de Brasília).
Ana Sátila também entrou na água e terminou na quinta colocação com o tempo de 72s64. A brasileira volta à competição novamente também no sábado (3), a partir das 10h30 (de Brasília).
Tiro com Arco
Na competição de duplas mistas, Marcus D’Almeida e Ana Luiza foram derrotados pelos mexicanos Matias Grande e Alejandra Valencia por 5 a 1 (37/36, 36/36 e 37/36), nas oitavas de final.
Os brasileiros ainda seguem vivos na disputa das oitavas de final do torneio individual. Ana compete no sábado (3) contra a Lisa Barbelin. Já Marcus encara, no domingo (4), o sul-coreano Woojin Kim, dono de três ouros olímpicos.
Natação
Nos 100m borboleta, o brasileiro Kayky Mota acabou não se classificando para as semifinais da modalidade. O nadador terminou em 22º lugar no geral e não avançou.
Quem também não avançou na natação foi Maria Fernanda Costa, a Mafê, que disputou os 800m livre feminino. Na fase classificatória da categoria, ela terminou a bateria em 6º lugar, com o tempo de 8:32:30. Em 10º lugar no geral, ela ficou a duas posições de conseguir a classificação para a final, já que oito nadadoras se classificaram.
No revezamento 4x100m medley misto, o Brasil acabou terminando em 16º na classificação geral e está fora da disputa por medalhas.
Vela
Na Vela 49er FX, as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze terminaram na 8ª colocação geral. Com isso, elas encerram a participação nos Jogos de Paris sem subir ao pódio.
Atletismo
No primeiro dia de provas do atletismo nas Olimpíadas de Paris, a brasileira Valdileia Martins voou alto e se classificou para a final da prova do salto em altura. Valdileia saltou 1,92m, igualou o recorde brasileiro (e sua marca pessoal), e se credenciou para a decisão, entre as 13 finalistas.
Apesar de ter avançado para a final, que é no próximo domingo (4), Valdileia sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo quando tentava a marca de 1,95m e sua presença na fina se tornou incerta.
Já nos 100m feminino, as duas representantes do país não conseguiram avançar às semifinais. Com o tempo de 12.02, Vitória Rosa foi a 68ª colocada, enquanto Ana Carolina Azevedo, com 11.32, ficou na 35ª colocação.
José Fernando Ferreira, o Balotelli, disputou cinco das dez provas do decatlo: 100m, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura e 400m. No somatório geral das provas, Ferreira tem 4.148 pontos, e ocupa a 17ª colocação geral. O brasileiro ainda vai disputar os 110m com barreiras, o lançamento do disco, o salto com vara, o lançamento do dardo e os 1.500m.
Ginástica de trampolim
Primeira brasileira da história na competição individual feminina, Camilla Gomes acabou ficando fora da final da ginástica de trampolim. Ela terminou em 15º lugar nesta sexta-feira (2), na Arena Bercy, em Paris.
Camilla começou bem, mas acabou sofrendo uma queda. Por isso, anotou 42.920 na primeira tentativa. Na segunda, teve novamente alguns problemas e terminou com um total de 50.580.
No masculino, Rayan Dutra fez bons saltos, mas não coseguiu garantir a vaga na final da competição de ginástica de trampolim de Paris-2024 ao acabar com a 12ª posição. O resultado, porém, superou a melhor marca do Brasil na modalidade: a anterior era de Rafael Andrade, que ficou em 15º nas Olimpíadas do Rio, em 2016.