Parlamento britânico aprova acordo do Brexit
Mas a saída do Reino Unido da UE é adiada para 2020
Foto: Reprodução I Sky News
O Parlamento do Reino Unido aprovou nesta terça-feira (22) o acordo que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, fechou com a União Europeia (UE) para a saída da nação do bloco europeu.
Com o acordo aceito, essa é a primeira vez depois de três anos que o parlamento britânico aprova o acordo do Brexit. Apesar de aprovado o acordo, o parlamento negou, ainda nesta terça, um cronograma, proposto por Johnson, do qual poderia acelerar a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), que estava prevista para acontecer na próxima quinta-feira (31).
Johnson queria que o parlamento discutisse e aprovasse o documento, chamado de Withdrawal Agreement Bill (WAB), até está quinta-feira (24), do qual continha leis que permitiriam a implementação do Brexit na próxima semana. Contudo, o WAB foi derrubado por um placar de 322 votos contra a 308 favor.
Essa não é a primeira vez que o parlamento barra a votação do acordo de Johnson com a UE. No último sábado (19), os parlamentares britânicos interromperam a análise do acordo, forçando o premier britânico a pedir a extensão do Brexit para 31 de janeiro de 2020.