Paróquia no CAB desenvolve ações na Semana do Migrante

Em 2018, projeto social da Pastoral acolheu 50 migrantes e refugiados

Ás

Paróquia no CAB desenvolve ações na Semana do Migrante

Foto: Feira Solidária / Divulgação

A partir deste domingo (16) até o dia 23 de junho, a paróquia Ascensão do Senhor, situada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), realiza a 34° edição da Semana do Migrante. O tema deste ano é Migração e Políticas Públicas, e visa ampliar as discussões propostas pela Campanha da Fraternidade 2019.

Para este ano foi montada uma programação especial pela Pastoral do Migrante e do Centro Comunitário Mons. José Hamilton (CCMJH). Em 2018, a Pastoral acolheu 50 migrantes e refugiados vindos da Venezuela, Haiti, Paraguai, Uruguai e Senegal.

A abertura da Semana do Migrante é no próximo domingo (16), quando será realizada uma Missa, às 9h, na Paróquia do CAB. Durante toda a manhã, os migrantes participam de uma feira solidária de produtos típicos dos seus países, com artesanato, bebidas e comidas. No dia 22 de junho (sábado) acontece o Encontro com os Imigrantes, a partir das 15h. E no dia 23 (domingo), as comemorações encerram com uma Missa, às 11h.

Ação social - O venezuelano Luiz Matta veio para o Brasil com a esposa Elizabeth há um ano aconselhado por amigos argentinos. Ele sabe que aqui também há dificuldades como, por exemplo, a língua, mas ressalta a importância do apoio que vem recebendo do projeto da Paróquia.

Na Feira Solidária, destinada a pequenos empreendedores e artesãos, que é realizada uma vez por mês (aos domingos) pela igreja, o casal migrante vende produtos da gastronomia venezuelana.

“A feira nos ajuda de alguma forma. Aqui vendemos os produtos e riquezas que tem lá e compartilhamos nossa cultura. Temos suco feito com batida de limão. Muito gostoso. Temos também pão e licor feitos como na Venezuela”, contou Luiz.

Em nota, a Pastoral explica que a ação tem a proposta de dar acolhimento e atenção humanizada aos migrantes, “oferecendo montagem de casas com o mínimo necessário para viver, encaminhamento para o mercado de trabalho, para médicos e hospitais, organização para cooperativas de trabalho, assessoria para tirar documentação e tudo o mais necessário, para que eles se adaptem e possam constituir vida nova em terras brasileiras e baianas”.

Programação da Semana do Migrante

16.06 – Domingo

8h30 às 12h30 - Feira dos Migrantes com participação dos migrantes atendidos pela Pastoral do Migrante e Centro Comunitário Monsenhor Jose Hamilton. 

9h – Missa de abertura da Semana do Migrante

22.06 -  Sábado

15 h – Encontro com os imigrantes: venezuelanos, haitianos, senegalenses e árabes  

23.06 – Domingo

11h - Missa de encerramento

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário