Participantes do Enem poderão usar identidade vencida
Só serão aceitos documentos físicos, originais e com foto
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Uma das novidades do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foi anunciado nesta quinta-feira (12) pelo Ministério da Educação (MEC). Agora, os participantes do exame poderão apresentar documentos vencidos para identificação nos dias que forem prestar a prova.
De acordo com o MEC, os documentos só serão aceitos se forem originais e conterem fotos para que os aplicadores realizem a devida identificação dos candidatos. Se por acaso, o candidato apresentar um documento danificado, ilegível, com foto infantil ou que inviabilize a sua completa identificação, ou de sua assinatura, ele ou ela poderá realizar o exame, contudo, será submetido à coleta de dado biométrico, de informações pessoais e da assinatura em formulário oferecido pelo aplicador.
Cópias simples, autenticadas em cartório ou documentos sem foto não serão aceitos pelos aplicadores. Além disso, só serão aceitos os documentos físicos.
Os participantes que tiveram seus documentos furtados, poderão apresentar boletim de ocorrência, contudo será submetido a coleta de dados biométricos, de informações pessoais e assinatura em formulário. O boletim só contará para efeitos de validação caso tenha sido expedido por órgão policial há, no máximo, noventa dias do primeiro domingo do exame.
O Enem 2019 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.727 municípios brasileiros. Mais de 5 milhões de pessoas farão o exame, em 14 mil locais de aplicação de provas.