• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Partidos com ministérios no governo Lula representam mais de 50% da Câmara dos Deputados
Política

Partidos com ministérios no governo Lula representam mais de 50% da Câmara dos Deputados

Porém, isso não significa que o PT terá maoria na Casa Legislativa

Por Da Redação
Ás

Partidos com ministérios no governo Lula representam mais de 50% da Câmara dos Deputados

Foto: Wesley Amaral/Câmara dos Deputados

Os partidos com pelo menos um ministério no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) representam 51,07% da composição da Câmara dos Deputados, a partir da próxima legislatura, que começa em fevereiro.

A coalizão formada por Lula terá 262 dos 513 parlamentares na Casa, o que garante uma maioria que possibilita a aprovação dos projetos de lei, por exemplo, já que exige maioria simples (257 votos favoráveis).

No entanto, o total não é suficiente para outros tipos de textos, como Propostas de Emenda à Constituição (PEC), que exigem 308 votos.

Lula formou a Esplanada dos Ministérios cedendo o comando de 26 dos 37 ministérios a integrantes de nove partidos políticos, todos com representação na Câmara, inclusive, o próprio Partido dos Trabalhadores (PT), que está à frente de dez pastas.

Ainda que o partido tenha ganhado ministério do governo petista, isso não significa a maioria dos votos na Câmara porque não leva em consideração as negociações individuais. O União Brasil foi contemplado com três ministérios, mas nem todos os deputados devem aderir à base de Lula, por exemplo. 

O PT também deve ter que lidar com parte dos deputados do MDB e do PSD – contemplados com três ministérios cada – que não votarão com o governo de imediato.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário