Passageiros em voos no Brasil e no exterior chega a 11,6 milhões em julho, nº recorde
No ano, foram 73,4 milhões de viajantes, alta de quase 10%

Foto: Rovena Rosa/Agencia Brasil
O número de passageiros em voos domésticos e internacionais bateu recorde no mês de julho. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos, foram contabilizados 11,6 milhões de pessoas que se deslocaram de avião, pela primeira vez no Brasil.
Os dados são inéditos desde que o início da série histórica, em 2000. No mercado nacional, o número de pessoas voando alcançou 9 milhões também pela primeira vez.
Nos primeiros sete meses do ano também houve expansão: 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais, alta de 9,6% na comparação com igual período de 2024.
A maior parte dos viajantes teve origem e destino no Brasil. Foram 57 milhões de passageiros no mercado doméstico. Os 16,4 milhões estiveram em decolagens com destino ou origem no exterior, uma alta de 15%, quase o dobro do ritmo de crescimento do mercado nacional.
O país tem registrado sucessivos aumentos de renda dos trabalhadores, e as companhias aéreas já retomaram diversos voos que haviam sido suspensos com a pandemia de Covid-19. Esse cenário ajuda no crescimento do setor.
Os aeroportos mais movimentados neste ano foram Guarulhos (26,2 milhões), Congonhas (13,6 milhões), Galeão (9,7 milhões), Aeroporto de Brasília (9 milhões), e Confins (7,4 milhões).