Pastor Isidório apresenta projeto de Lei que estabelece a regra da escolha para cargos nas polícias
Para ele, isso garantiria mais autonomia e independência às instituições
Foto: Câmara dos Deputados
O deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) apresentou nesta sexta-feira (8) um projeto de Lei que estabelece a regra da escolha em lista tríplice do Diretor-Geral da Polícia Federal, do Diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal, dos Comandantes das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares e dos Chefes das Polícias Judiciárias.
Para ele, isso garantiria mais autonomia e independência às instituições e mais transparência ao processo. "São órgãos permanentes de Estado, então devem estar livres de qualquer possibilidade de interferência, é melhor para toda a nação", falou.
Isidório explicou que este tipo de processo de escolha já ocorre no Ministério Público e poderia evitar a judicialização de indicações, como aconteceu recentemente no Brasil. "O nome escolhido ficaria totalmente protegido da política e de interpretações", colocou.
De toda forma, o projeto só poderá ser analisado quando voltarem os trabalhos presenciais no Congresso Nacional, já que o trâmite normal prevê análise pelas comissões antes da votação em Plenário.