• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Pastor R.R. Soares usa programa para divulgar fake news sobre taxação do Pix
Brasil

Pastor R.R. Soares usa programa para divulgar fake news sobre taxação do Pix

Notícias falsas sobre o tema geraram mais de 25 milhões de visualizações nas redes sociais na última semana

Por Da Redação
Ás

Pastor R.R. Soares usa programa para divulgar fake news sobre taxação do Pix

Foto: Reprodução

O pastor R.R Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, propagou uma fake news sobre a nova regra da Receita Federal que aumentou a fiscalização para transações feitas por Pix. 

Receita federal 'aperta o cerco' na fiscalização do Pix; entenda mudanças
Nova fiscalização de Pix reduz chance de malha fina, diz Receita

O missionário utilizou o programa Show da Fé, exibido pela TV Band, para dizer que autoridades desejam cobrar imposto "de tudo".

“Está acontecendo uma campanha contra o Pix. Só porque a pessoa ajuda um parente, um amigo e é de graça, já querem cobrar imposto. Eles cobram imposto de tudo, até que um dia vão cobrar imposto da gente. É uma maldade que querem fazer”, disse na segunda-feira (13). 

As declarações foram proferidas pouco após a emissora exibir uma reportagem que desmentia informações falsas sobre o assunto. A alegação feita por Soares tem sido adotada por outros nomes ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A desinformação consiste em afirmar que haverá tributação em cima das transferências via Pix.

Atualmente, todos os brasileiros que tiveram rendimentos anuais acima de R$ 30.639,90 precisam declarar imposto de renda. O extrato bancário e suas movimentações financeiras são detalhadas neste processo. A nova regra consiste apenas em identificar inconsistências entre a declaração e as transações.

Na prática, serão fiscalizadas as transações de pessoas físicas acima de 5 mil reais e de empresas acima de 15 mil. Logo, os mais pobres não serão atingidos. 

Notícias falsas sobre o tema geraram mais de 25 milhões de visualizações na última semana. Em meio ao problema, o novo ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, tomou o cargo na terça-feira (14). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.