Paulo Bijos diz que governo fará ajustes no arcabouço para evitar corte de R$40 bi no orçamento de 2024
Bloqueio de gastos seria por conta de alterações na propostas feitas pelo relator
Foto: Agência Brasil
O Secretário de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Orçamento, Paulo Bijos, afirmou que o governo está discutindo no Senado Federal, algumas alterações na proposta do arcabouço fiscal para evitar que seja cortado R$40 bilhões no orçamento de 2024.
"A discussão envolverá ajuste da base. Pode ser que a outra discussão seja uma despesa condicionada. É uma preocupação do Ministério do Planejamento que esse ponto de partida esteja o mais equacionado possível em prol do novo arcabouço", declarou.
O bloqueio se daria por conta de alterações na proposta, feitas pelo relator do projeto na Câmara, deputado Cláudio Cajado. O texto foi enviado ao Senado Federal, pode também pode sofrer algumas alterações, que demandaria uma nova aprovação por parte dos deputados.
Cajado alterou o formato de crescimento das despesas para 2024, com uma alta real de 2,5% acima da inflação. Outra alteração foi o período da inflação, que será considerado para corrigir as despesas federais. O substitutivo passou a considerar a variação do IPCA em doze meses até junho, e não mais a projeção para todo o ano.