Pedido de delivery no RS tem mensagem racista e é investigado pela polícia
A vítima do caso era proprietária do estabelecimento
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Polícia Civil de Campo Bom, próxima a Porto Alegre, está investigando um caso de discriminação em um pedido de delivery feito pelo IFood na última terça-feira (14). O cliente solicitou um entregador branco e reclamou do último, que era negro. No pedido, estava escrito: “última vez veio um motoboy negro, peço a gentileza que mande um branco, não gosto de pessoas assim tocando a minha comida”.
O restaurante cancelou imediatamente o pedido e acionou a polícia. O delegado responsável, Rodrigo Câmara, informou que o cliente que fez o pedido não mora no endereço de entrega, a polícia tenta encontrar o autor do crime.
A proprietária do restaurante, Daniela Rodrigues, afirmou à CNN que os pedidos feitos pelo aplicativo entram automaticamente no sistema. Ao se deparar com o comentário racista, ela tentou contato com o cliente antes de cancelar o pedido. Seguindo orientação do suporte do aplicativo, foi feita uma denúncia contra o usuário, e um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia.
O entregador mencionado na mensagem é o próprio dono do restaurante, casado com Daniela Rodrigues. Os advogados do casal estão acompanhando as investigações e afirmam que o único negro associado ao estabelecimento é o proprietário.
Em nota, IFood falou sobre o caso e repudiou qualquer atitude racista. A empresa identificou o cliente envolvido e afirmou que a conta foi criada no aplicativo em 14 de novembro, e esse foi o único pedido realizado. O IFood está tomando medidas para bloquear o cliente e permanece à disposição das autoridades para fornecer informações adicionais.
A empresa ressaltou que, em casos de violência física e verbal contra entregadores parceiros do IFood, há suporte disponível da Central de Apoio Jurídico e Psicológico. Esse serviço disponibiliza uma advogada para acompanhar o caso.