• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Pedidos de recuperação judicial e falência registram maior aumento em cinco anos
Brasil

Pedidos de recuperação judicial e falência registram maior aumento em cinco anos

Foram registrados 255 pedidos de falência no primeiro trimestre ante 177 no mesmo período de 2022

Por Da Redação
Ás

Pedidos de recuperação judicial e falência registram maior aumento em cinco anos

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O número de empresas que solicitaram falência ou pediram à Justiça proteção para renegociar dívidas registrou um aumento no primeiro trimestre de 2023. Neste ano, já foram solicitados 255 pedidos de falência, sendo que nos primeiros três meses de 2022 foram 177, o que indica um aumento de 44%.

O número de recuperação judicial saiu de de 210, no ano passado, para 289, uma alta de 37,6%. O aumento também é o maior desde 2018, quando foram registrados 255 de falência. Os dados são do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian. 

O aumento é consequência do crescimento da inadimplência tanto entre pessoas físicas quanto entre as empresas no último ano. Até fevereiro, 6,5 milhões de negócios entraram na lista de negativação, somando R$ 112,9 bilhões em dívidas. 

As micro e pequenas empresas respondem pela maior parte dos pedidos, com 181 solicitações no primeiro trimestre. Em seguida, aparecem as médias empresas, com 73 solicitações, e as grandes, com 35.

Entre os setores, os negócios de serviço foram os que mais puxaram as recuperações judiciais, seguidos pela indústria, comércio e primário. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.