Pedidos de recuperação judicial para produtores rurais cresceram mais de 500% em 2023
Dados foram divulgados pela Serasa Experian
Foto: Shayan Ghiasvand/ Unsplash
Os pedidos de recuperação judicial para proprietários rurais atuando como pessoas físicas aumentaram em 535% em 2023. Os dados foram divulgados na quinta-feira (7), em uma pesquisa da Serasa Experian.
De acordo com o levantamento, somente no ano passado, foram registradas 127 solicitações do recurso, com alta de 62% entre o terceiro e o quarto trimestre.
Marcelo Pimenta, head de agronegócio da Serasa Experian, afirma que o aumento era previsto e que fatores como o clima e o cenário econômico explicam a busca pela recuperação judicial no setor.
“Além das questões climáticas, que têm ocasionado as quedas de safra em diversas regiões e aumentado os desafios de manejo, o cenário econômico, tanto nacional como internacional, não contribuiu para a criação de uma estabilidade financeira no campo”, explica.
O estudo mostrou ainda que os produtores rurais que mais buscaram recuperação judicial foram aqueles com as maiores áreas de plantio de soja, seguidos pelas áreas de pastagem e café.
Os estados de Mato Grosso e Goiás lideram a lista dos que mais solicitaram recuperação judicial para pessoas físicas no setor do agronegócio.
A pesquisa levou em consideração produtores rurais de todos os portes que atuam como pessoas físicas. Eles são, conforme a lei, os únicos que podem solicitar recuperação judicial.