Pedidos de seguro-desemprego sobem pelo terceiro mês seguido
Ministério do Trabalho e Previdência afirma que o aumento dos requerimentos reflete o comportamento das demissões no Caged
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Os pedidos de auxílio-desemprego registraram um aumento de 6% em setembro em relação ao mesmo período de 2020. Foram 494.413 requerimentos. Esse é o terceiro mês consecutivo de alta nas solicitações, o que coincide com o fim do benefício de suspensão e redução de salários e jornada.
Mas ao analisar o acumulado dos últimos sete meses, houve uma queda de 15,58% em relação a 2020. O período marcado pelo início da pandemia, janeiro a setembro de 2020, foram registrados 5,4 milhões de pedidos ante 4,6 milhões nos primeiros nove meses de 2021.
O Ministério do Trabalho e Previdência destaca que o aumento dos requerimentos de seguro-desemprego reflete o comportamento das demissões no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Os números das demissões no mês de setembro serão divulgados nesta terça-feira (26).
"Neste momento, o número de pedidos do seguro-desemprego reflete o pequeno aumento das demissões. Desempenho esperado em um momento de aquecimento do mercado de trabalho, quando as demissões acompanham o aumento das admissões", afirma a pasta em nota.