Pedras esculpidas perdidas há 2 mil anos são encontradas em esgotos no Reino Unido
As peças devem ser exibidas no Tullie House Museum & Art Gallery, em Carlisle
Foto: Reprodução/Twitter
Arqueólogos encontraram cerca de 30 pedras semipreciosas esculpidas durante a escavação de um sítio arqueológico que abrigava termas romanas na cidade de Carlisle, no norte da Inglaterra, no Reino Unido. Segundo os pesquisadores, elas estavam perdidas no esgoto há 2 mil anos.
As pedras medem entre 5 e 16 milímetros de diâmetro. Em uma delas, uma ametista, está registrada a imagem da deusa Vênus; outra, um jaspe marrom-avermelhado, apresenta o desenho de um fauno sentado sobre rochas próximo a uma coluna.
Especialistas acreditam que elas foram originalmente cravadas em anéis de sinete que seus donos usavam durante os banhos públicos. "São belas obras de arte em miniatura aproximadamente do ano de 200 d.C. Estavam coladas com cola vegetal, e com o calor e o suor das termas caíram dos anéis", explicou o arqueólogo Frank Giecco, que lidera as escavações realizadas perto da conhecida Muralha de Adriano.
Além das pedras semipreciosas, os arqueólogos encontraram mais de 700 objetos, entre moedas, armas e peças de cerâmica. As peças devem ser exibidas no Tullie House Museum & Art Gallery, em Carlisle.