Pela primeira vez após 18 anos, Brasil confirma primeiro caso local de cólera
Paciente contraiu a doença em Salvador, Bahia

Foto: iStock
Pela primeira vez em 18 anos, o Brasil registrou um caso autóctone de cólera, com o paciente contraindo a doença em Salvador, Bahia.
A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente confirmou que a bactéria causadora da doença (Vibrio cholerae) foi identificada em um homem de 60 anos, que não tinha histórico de viagem recente a países com ocorrência de cólera, nem contato com casos confirmados.
O paciente apresentou sintomas em março e já está recuperado. Exames realizados em pessoas que tiveram contato com ele deram negativo, eliminando riscos de transmissão.
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia conduz as investigações adicionais em coordenação com entidades locais e nacionais.
A cólera é uma doença infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral direta, água ou alimentos contaminados e pessoa para pessoa. A prevenção envolve medidas de higiene pessoal e saneamento básico.
Desde 2006, o Brasil não registrava casos autóctones da doença, com apenas quatro casos importados. A OMS relatou casos em 31 países, com a região africana sendo a mais afetada.