Pela primeira vez após o início da guerra, Ucrânia admite ataque à Rússia
Ação foi confirmada pelo presidente do país, Volodymyr Zelensky
Foto: Ministério da Defesa da Rússia
Pela primeira vez desde o início do conflito, a Ucrânia admitiu ter realizado um ataque no território russo. Neste domingo (11), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou que forças ucranianas lançaram uma ofensiva surpresa na região de Kursk, próximo à fronteira com a Ucrânia.
A ofensiva, ocorrida na quarta-feira (7), provocou uma nova e inesperada frente de batalha. O Kremlin relatou que soldados ucranianos invadiram a fronteira e atacaram militares russos em Kursk, o que forçou o presidente russo, Vladimir Putin, a revisar seus planos e pode alterar o curso da guerra.
O governo local de Kursk também responsabilizou a Ucrânia pelo ataque e declarou estado de emergência na região.
“Hoje, recebi vários relatórios do comandante Syrskyi sobre nossas ações para levar a guerra ao território do agressor”, afirmou Zelensky. “A Ucrânia está demonstrando que pode, de fato, restaurar a justiça e aplicar a pressão necessária sobre o inimigo.”
Esta declaração marca uma mudança significativa na estratégia ucraniana, que até agora evitava confirmar ataques a alvos russos desde o início da guerra, que já dura dois anos e meio.