• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Pela primeira vez na história, estudo identifica regiões com clima árido no Brasil
Brasil

Pela primeira vez na história, estudo identifica regiões com clima árido no Brasil

Falta de chuvas resultou no desenvolvimento de clima semelhante ao deserto na Bahia

Por Da Redação
Ás

Pela primeira vez na história, estudo identifica regiões com clima árido no Brasil

Foto: Reprodução/Pixabay

Um estudo conduzido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) destaca que, desde o início do monitoramento climático no Brasil, pela primeira vez foram identificadas regiões com clima árido. Conforme a pesquisa, a escassez de chuvas nas últimas três décadas resultou no desenvolvimento de um clima semelhante ao de um deserto na Bahia.

Os dados indicam uma tendência crescente de aridez em todo o país, exceto na região Sul. Em entrevista à CNN, o pesquisador do Inpe, Javier Tomasella, explicou que esse fenômeno é impulsionado por dois fatores principais: precipitação e evaporação.

“No Brasil, principalmente no Nordeste, a temperatura está aumentando muito, consequentemente, aumenta o processo de evaporação, fator que também está atribuído ao aquecimento global”, esclarece o pesquisador.

Embora o clima semiárido sempre tenha sido predominante no Nordeste, a análise de 1990 a 2020 revelou regiões com clima árido pela primeira vez. Mesmo não abrangendo toda a região Nordeste, a situação preocupa o pesquisador. 

“É muito mais fácil pegar fogo. Quando o ar fica mais seco, afeta qualquer atividade, seja na área econômica, como a agricultura, ambiental, com a incidência de queimadas, ou da saúde, com problemas respiratórios”, explica. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.