Pela primeira vez no Brasil, Festival Liberatum será realizado em Salvador
Evento gratuito movimentará a cidade no Mês da Consciência Negra
Foto: Divulgação/ Antonio Queiros/GOVBA
Com o objetivo de promover a cultura afro-brasileira, Salvador receberá o Festival Internacional Liberatum, que acontecerá pela primeira vez no Brasil, de 3 a 6 de novembro. O evento gratuito, realizado no Mês da Consciência Negra, reunirá nomes importantes do mundo das artes, tecnologia e negócios. Entre os destaques, encontram-se Lázaro Ramos, Taís Araújo, Viola Davis, Alcione, Debbie Harry, Luedji Luna, Angela Bassett, Lazzo Matumbi e Margareth Menezes.
A Bahia é o estado mais negro do Brasil, com mais de três quartos dos cerca de 14 milhões de habitantes tendo raízes na África. A capital baiana, por sua vez, tem a maior população afrodescendente do mundo fora do continente africano. Mais de 80% da população de Salvador é de origem africana.
O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, comemorou nesta quinta-feira (26), em coletiva, a realização do evento na cidade. Segundo ele, esta é uma oportunidade única que não apenas promoverá a cultura negra no mundo, mas também estimulará a economia na capital baiana.
“O grande legado do evento para a cidade é a conexão. Estamos vivendo um novo momento em Salvador, conectado com toda a cultura afrodiaspórica do mundo. Essas personalidades vêm a Salvador para se conectar com nossos criativos de todos os segmentos. Essa troca com nossos talentos promove mudanças muito grandes, nos conectando com o mundo", disse o secretário.
"Sabemos que o número de turistas na cidade representa um retorno muito grande para a população, principalmente no setor de serviços. O turismo é o principal segmento econômico da cidade. Esperamos que os turistas que vêm aqui invistam na cidade, seja em restaurantes, Airbnb, hotéis ou Uber. Isso, sem dúvida, traz recursos para a cidade de forma direta. Além disso, receber eventos como esse aumenta nossa relevância no setor de turismo e negócios", acrescentou.
Além de Salvador, o secretário de turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destacou a importância do evento para o estado. “O Festival Liberatum é uma oportunidade muito grande para o nosso estado. Teremos a chance de conviver com influentes personalidades negras de diversos segmentos, como música, política e economia. Isso também é uma oportunidade para o mundo descobrir a singularidade do povo baiano”, disse.
“A Bahia é um portão de entrada para turistas, e abrigar um evento de tal magnitude vai movimentar toda a infraestrutura turística da Bahia. Além disso, resultará em uma promoção espontânea de nosso destino”, completou Bacelar.
O Liberatum já teve edições em 13 países, incluindo o Reino Unido, Estados Unidos, Turquia e Índia. Este festival é uma plataforma internacional que defende a igualdade, diversidade e inclusão de maneira multidimensional. A edição no Brasil será um festival de cultura, consciência e criatividade de classe mundial para inspirar comunidades com foco especial na cultura negra.
Ao longo dos quatro dias do evento, o público terá acesso a uma variedade de atividades. O line-up completo e a programação artística do Liberatum Brasil serão divulgados na sexta-feira (27), juntamente com a abertura da distribuição de ingressos por meio da plataforma Sympla.