• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Pelé, bomba em Brasília e Argentina campeã: confira a retrospectiva de dezembro
Mundo

Pelé, bomba em Brasília e Argentina campeã: confira a retrospectiva de dezembro

No último mês do ano, o mundo perdeu o Rei do Futebol, uma ameaça de bomba foi detectada em Brasília e a Argentina foi campeã da Copa do Mundo

Por Lara Curcino
Ás

Pelé, bomba em Brasília e Argentina campeã: confira a retrospectiva de dezembro

Foto: Montagem Farol da Bahia

SAF no Bahia

Com 98,6% dos votos, os sócios do Bahia aprovaram, no dia 3 de dezembro, a venda de 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) ao Grupo City. A aceitação do acordo garantiu um investimento de R$ 1 bilhão ao tricolor, ao longo de 15 anos, e o resultado já começou a ser visto em dezembro, com a chegada de diversos jogadores contratados ao clube. Antes da aprovação da venda, no mesmo dia, os sócios votaram a favor da adequação do estatuto do clube, o que possibilitou que o Bahia se tornasse uma SAF. 

Tentativa de invasão à sede da PF

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) tentaram invadir a sede da Polícia Federal, em Brasília (DF), no dia 12 de dezembro. Apesar de não terem conseguido entrar no local, os atos deixaram rastros de destruição pela capital federal. Os manifestantes incendiaram carros e ônibus e depredaram diversos prédios, incluindo o da PF, comércios e postos de combustíveis. A corporação, junto à Polícia Civil, deflagrou uma megaoperação, que segue em andamento, para identificar e prender os envolvidos nas ações criminosas. 

Prisão de presidente peruano

O Tribunal de Justiça do Peru decretou, no dia 15, a prisão preventiva do então presidente, Pedro Castillo, por 18 meses, após uma tentativa de golpe de Estado no dia 07 de dezembro. Castillo está sendo por crime de rebelião e conspiração ao tentar fechar o Congresso, intervir nos poderes e governar por decreto. Ele foi preso ao tentar chegar na Embaixada do México para pedir asilo. A então vice-presidente, Dina Boluarte, assumiu o comando do país. 

Argentina campeã 

No dia 18 de dezembro, a Argentina venceu a França nos pênaltis, após um jogo emocionante, e se consagrou campeã da Copa do Mundo do Catar. Com o feito, Lionel Messi e os companheiros levaram a alviceleste ao quarto lugar entre os países com mais títulos do torneio, com três traças. Agora, os Hermanos estão atrás apenas da Alemanha e da Itália, que têm quatro copas cada, e do Brasil, único pentacampeão. 

Ameaça de bomba em Brasília

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu, no dia 24, um suspeito de ter montado um artefato explosivo em uma via que dá acesso ao Aeroporto de Brasília. Segundo a corporação, o homem é um empresário de 54 anos do Pará que participava na capital federal de atos em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O suspeito foi preso em um apartamento em Sudoeste, região central do DF. Ele declarou que pretendia explodir o artefato. A polícia apreendeu no local duas espingardas, 1 fuzil, 2 revólveres, 3 pistolas, 5 emulsões explosivas, munições e uniformes camuflados.

Morre Pelé

No dia 29 de dezembro, o Rei Pelé, maior jogador de futebol da história, nos deixou. Aos 82 anos, ele estava internado há um mês para tratar um câncer de cólon. Único atleta a ser tricampeão da Copa do Mundo, o craque brasileiro acumulou mais de mil gols na carreira e vestiu a camisa de apenas dois clubes: o Santos, pelo qual se consagrou, e o New York Cosmos, no fim do seu período de atividade. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário