Pentágono anuncia desenvolvimento de novos óculos de visão noturna
Objetivo é inovar objeto para apenas uma lente, como óculos comuns

Foto: Reprodução/ Defence Blog
A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa do Pentágono (DARPA) anunciou ontem (11) que está desenvolvendo um novo design de óculos de visão noturna, com o objetivo de apresentar um aspecto moderno, leve e confortável aos combatentes norte-americanos.
Os atuais óculos são robustos conectados aos capacetes dos soldados. Ele exige um conjunto de diversas lentes sobrepostas, e a proposta é inovar para o uso de apenas uma lente tradicional, como óculos comuns.
Segundo Rohith Chandrasekar, gerente do Departamento de Ciências de Defesa da DARPA, o atual equipamento estaria provocando dores severas na região do pescoço dos combatentes, devido ao longo tempo de uso e sua falta de ergonomia. Ele explica, em um comunicado à imprensa, a experiência dos soldados: "imagine usar um boné de beisebol o dia todo com um peso de dois quilos preso na frente," comenta.
Chandrasekar acredita que o novo processo pode "conservar o momento dos fótons" e assim permitir, em teoria, a visão noturna sem a necessidade de "qualquer tipo de ótica".