• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Perícia recolhe materiais genéticos de jornalista e indigenista desaparecidos na Amazônia
Brasil

Perícia recolhe materiais genéticos de jornalista e indigenista desaparecidos na Amazônia

Material será comparado com sangue encontrado em lancha de suspeito envolvido no caso

Por Da Redação
Ás

Perícia recolhe materiais genéticos de jornalista e indigenista desaparecidos na Amazônia

Foto: Reprodução/Internet

De acordo com uma nota da Polícia Federal do Amazonas, divulgada nesta sexta-feira (10), os matérias genéticos do jornalista Dom Phillips e do funcionário da Funai Bruno Araújo foram recolhidos, após a prisão de um suspeito de envolvimento no desaparecimento. A dupla desapareceu no dia 5 de junho, na região do Vale do Javari, no estado do Amazonas.

Na ocasião, o suspeito, identificado como Amarildo, foi visto por ribeirinhos passando no rio, logo atrás da embarcação dos desaparecidos, no trajeto entre a comunidade São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte. A prisão de Amarildo, no entanto, aconteceu por outro motivo: durante as investigações, as autoridades encontraram com ele uma porção de drogas e munição de uso restrito das Forças Armadas.

As equipes de busca localizaram vestígios de sangue em uma lancha usada pelo suspeito, identificado como Amarildo da Costa de Oliveira. A esposa do jornalista britânico e os irmãos do indigenista foram chamados para fornecer o material genético, que serão comparados com a amostra de sangue. A coleta do material genético de Dom Phillips aconteceu em Salvador, enquanto a de Bruno, em Recife.

Leia a nota na íntegra:

O Comitê de crise, coordenado pela Polícia Federal/AM, informa que, nas últimas 24 horas, a Operação Javari prosseguiu com a busca fluvial e com reconhecimento aéreo na região do Rio Itaquaí, último local em que os senhores Bruno Pereira e Dom Phillips foram vistos. As equipes de busca localizaram no rio, próximo ao porto de Atalaia do Norte, material orgânico aparentemente humano, o qual está sendo encaminhado para análise pericial pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, que também realizará perícia nas amostras de sangue encontradas na embarcação de Amarildo da Costa de Oliveira, 41 anos, conhecido como "Pelado", cuja prisão temporária já foi decretada na data de ontem.
 

Ainda na data de hoje, houve a coleta de materiais genéticos de referência do jornalista britânico Dom Phillips na cidade de Salvador/BA e do indigenista Bruno Pereira na cidade de Recife/PE. Os materiais coletados serão utilizados na análise comparativa com o sangue encontrado na
embarcação. Os órgãos federais e estaduais reforçam o compromisso com a elucidação dos fatos e se empenham para que haja o retorno o quanto antes dos senhores Bruno Pereira e Dom Phillips para seus entes queridos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.