• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Peritos do INSS ainda não possuem previsão de retorno as atividades presenciais

Peritos do INSS ainda não possuem previsão de retorno as atividades presenciais

Associação destaca que agências expõem profissionais a contaminação pela Covid-19

Por Da Redação
Ás

Peritos do INSS ainda não possuem previsão de retorno as atividades presenciais

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Os peritos médicos não possuem previsão de retorno as atividades de forma presencial nas agências do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Apesar da determinação da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que tem vínculo com Ministério da Economia, para o retorno imediato, a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social) indica que eles não retornarão ao atendimento presencial.

"A suposta determinação de retorno imediato será ignorada pois ordem ilegal não deve ser cumprida e estamos defendendo o direito à vida dos cidadãos, tanto a nossa como a dos segurados", disse em nota.

Partes das agências do INSS reabriram na última segunda-feira (14), depois de quase seis meses fechadas. Além de ser necessário ter hora marcada, o atendimento presencial é destinado para alguns serviços, entre eles havia previsão de que fosse incluso a perícia médica. Porém, os médicos peritos se recusaram a reiniciar as atividades normalmente nos postos do INSS alegando que há risco de contaminação pela Covid-19.

Segundo argumentado pelo governo, houve inspeções nas agências, realizada conforme orientação do Ministério da Saúde e feitas por servidores do próprio INSS.

Segundo a secretaria, tanto as agências como as salas de perícia médica "cumprem os protocolos sanitários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a fim de garantir a segurança de servidores e cidadãos com relação à pandemia da covid-19".

No total, 169 unidades do INSS espalhadas pelo Brasil possuem o serviço de perícia médica. Contudo, de acordo com a secretaria, somente 111 dessas agências estão preparadas para realizar as consultas e analisar os benefícios. O agendamento para esse atendimento é realizado através do portal "Meu INSS".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.