• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Pernambuco é o estado nordestino com maior alta na demanda das empresas por crédito em novembro
Economia

Pernambuco é o estado nordestino com maior alta na demanda das empresas por crédito em novembro

Resultado foi constatado pelo Serasa Experian

Por Da Redação
Ás

Pernambuco é o estado nordestino com maior alta na demanda das empresas por crédito em novembro

Foto: Agência Brasil

No mês de novembro, todas as Unidades Federativas (UFs) da região Nordeste testemunharam um crescimento na busca das empresas por crédito. Pernambuco se destacou com um aumento de 17,6%, liderando o avanço na região.

Confira o gráfico abaixo:

Os dados são do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, e no recorte nacional, revelam que a busca de negócios por recursos financeiros cresceu 11,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na visão por portes, as MPEs foram responsáveis pela maior parte (12,2%).

Veja nos gráficos a seguir os dados completos:

 

“A retomada da demanda por crédito das empresas no Brasil é impulsionada por um conjunto de fatores, incluindo o restabelecimento do crescimento econômico, confiança empresarial, taxas de juros reduzidas, estabilidade política e necessidades de capital de giro. Além disso, também contribuem para o aumento da busca, a inovação tecnológica e o acesso a mercados financeiros. A complexa interação desses elementos reflete a dinâmica econômica e as variáveis que moldam as decisões favoráveis das empresas em relação a tomada de recursos”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Houve um salto na demanda por crédito das empresas na categoria de “Demais”, que contempla companhias do segmento “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor”, com 17,7% na variação anual, ficando em segundo lugar do ranking, que é composto por: “Serviços” em primeiro lugar (17,8%), “Indústria” (8,5%) em terceiro e “Comércio” (5,5%) em quarto. 

Todas as UFs apresentaram crescimento 

Todas as Unidades Federativas (UFs) tiveram reação positiva na busca por crédito em novembro. O destaque ficou com Mato Grosso, que apresentou aumento de 19,5%.

Confira os dados regionais no gráfico abaixo:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário