• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Personal e morador de rua, áudios de Arthur do Val e pastores no MEC: confira a retrospectiva de março
Mundo

Personal e morador de rua, áudios de Arthur do Val e pastores no MEC: confira a retrospectiva de março

Terceiro mês do ano teve vazamento de áudio que provocou cassação de mandato, operação contra o MEC e caso bizarro envolvendo uma personal e um morador de rua

Por Da Redação
Ás

Personal e morador de rua, áudios de Arthur do Val e pastores no MEC: confira a retrospectiva de março

Foto: Montagem Farol da Bahia

O ano de 2022 foi marcado por novas oscilações da Covid-19, tensões políticas em diversos países, inclusive no Brasil, e finalizado com uma Copa do Mundo. Confira os principais acontecimentos de março.

Operação na Gamboa termina com três mortos


Três jovens morreram após terem sido baleados em uma ação da Polícia Militar, na comunidade Solar do Unhão, no bairro da Gamboa. A operação aconteceu por volta das 2h da madrugada do dia 1° de março. A Polícia Militar alegou ter havido uma troca de tiros. Uma das evidências que apontam para conduta irregular dos militares na ação é o laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) que aponta que, das armas encontradas com os jovens - duas pistolas e um revólver - apenas uma estava em condições de atirar. O caso teve repercussão nacional, mas segue sem resolução. Familiares das vítimas ainda pedem por justiça.

Arthur do Val e áudio sobre mulheres ucranianas


Áudios vazados no dia 5 de março mostram o então deputado estadual de São Paulo Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, afirmando que iria investir em mulheres refugiadas ucranianas, já que elas eram “lindas” e ao mesmo tempo “fáceis” por serem pobres. Ele estava na fronteira entre a Eslováquia e a Ucrânia, para, segundo ele, uma missão social, em razão da guerra contra a Rússia. Em maio, ele teve o mandato cassado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e está inelegível por oito anos, por “quebra de decoro parlamentar”, em razão das falas presentes no áudio. 

Personal espanca homem em situação de rua


Um personal trainer espancou um homem em situação de rua, no dia 9 de março, após flagrar ele e a sua esposa tendo relações sexuais dentro do carro, em Planaltina, no Distrito Federal. O marido explicou à polícia que achou que ela estava sendo estuprada, mas depois ela mesma informou que era consensual. O homem agredido disse que não sabia que ela era casada, nem conhecia ela até aquele momento e que o convite foi feito a ele pouco antes do personal chegar no local. Já a esposa afirmou que enxergou Deus no homem e por isso manteve relações sexuais com ele, mas o marido alegou que ela estava sofrendo com problemas psicológicos e teve um surto psicótico. 

Pastores do MEC


A Polícia Federal abriu um inquérito, no dia 24, para investigar um suposto esquema de corrupção envolvendo pastores, que fariam parte de um gabinete paralelo no Ministério da Educação. Estes líderes religiosos estariam recebendo propinas até em barras de ouro para negociar a destinação de verbas do MEC. O então chefe da pasta, Milton Ribeiro, chegou a dizer em um áudio vazado que a presença de um desses pastores no ministério atendia a um “pedido especial” do presidente Jair Bolsonaro (PL). Foram presos os pastores Gilmar Santos, presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil, e Arilton Moura, assessor de Assuntos Políticos da entidade, além do próprio ex-ministro. 

Oscar e o tapa


Na noite do dia 27 de março, a cerimônia da edição de 2022 do Oscar, maior premiação do cinema mundial, teve como grande vencedor o filme da Prime Video No Ritmo do Coração, com três estatuetas. Essa foi, inclusive, a primeira vez que uma produção em streaming levou o prêmio principal, de Melhor Filme. Mas o evento repercutiu mundialmente por outro motivo: o apresentador da noite, o comediante Chris Rock, levou um tapa no rosto do ator Will Smith. Isso porque o humorista fez uma piada com a esposa de Will, Jada Pinkett Smith, por ter cabelo curto em razão da alopécia. Por causa da agressão, ele foi banido por 10 anos do Oscar.

Geraldo Júnior reeleito


No dia 29 de março, o vereador e agora vice-governador eleito da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), fez uma votação às pressas para ser reconduzido ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Salvador. A eleição, que estava prevista para o começo de 2023, foi antecipada para março, após convocação decidida pelo próprio emedebista. O União Brasil, no entanto, acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para que fosse anulada a votação, já que um mesmo vereador não pode ser reeleito mais de uma vez para a presidência da Casa em uma mesma legislatura. O STF chegou a suspender a eleição, mas o resultado foi mantido porque o ministro Gilmar Mendes pediu vistas do processo durante o debate que discutia a anulação definitiva da votação. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário