Pesquisa aponta aumento 25% nos pedidos de comida por apps durante pandemia
No pós-pandemia, 20% dos entrevistados revelaram continuar com a prática
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Os pedidos de comida por aplicativos cresceram durante a pandemia da Covid-19. É o que afirma a pesquisa Consumo Online no Brasil, realizada pela agencia Edelman. A prática realizada pelo menos uma vez na semana saltou de 40,5% antes da pandemia, para 66,1% durante o período de emergência de saúde pública.
Para o período pós-pandemia, a pesquisa indica possível queda do hábito. Entre os que pretendem continuar com a prática diariamente, o percentual é de 20%. A estimativa de 57,8% das pessoas ouvidas é manter a prática.
Os meios mais comuns de pagamento para esta modalidade de pedido são cartões de crédito (76,5%) e de débito (64,1%), pix (49,5%), carteiras digitais (31,9%) e pagamento em dinheiro (11,6%).
Entre os entrevistados, 93,5% disseram gostar da experiência, 84% justificaram que fazem uso da alternativa para economizar tempo, 63,9% responderam que preferem pedir comida como forma de evitar o contágio pelo coronavírus e 68,6% manifestaram preocupação com a segurança dos pagamentos online.
Entre os aspectos positivos apontados pelos entrevistados, estão a praticidade (98,3%), o controle dos gastos (89,9%) e o planejamento (87,6%). O smartphone é o aparelho mais usado para compras online (98,6%), seguido pela smart TV (83,1%), pelo notebook (81,9%) e pelo desktop (51%).
Entre as pessoas consultadas, 84,5% disseram comprar pela internet e pagar com meios digitais “frequentemente”, 98,8% afirmaram gostar da experiência, 68,2% responderam que conhecem bem esse tipo de transação; e 31,8% reconheceram que ainda precisam aprender mais.
Foram entrevistados 1 mil pessoas com idades entre 18 e 55 anos que realizaram pelo menos duas compras online no período anterior à pesquisa.