Pesquisa aponta para aumento do consumo de notícias durante pandemia da covid-19
Levantamento feito de forma virtual foi feito entre 12 e 19 de abril
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A pandemia do novo coronavírus levou sete a cada dez pessoas a consumir notícias por dia e a se manter atualizadas sobre os acontecimentos através da televisão. Para 65% dos 831 participantes do levantamento da pesquisa Coronavírus, Comunicação e Informação, feita por docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), outras fontes centrais de informações foram a versão online de jornais e blogs. Os voluntários, vindos de 24 estados e também de outros países, responderam questionário de forma virtual, entre os dias 12 e 19 de abril.
Através de resultados, nota-se que o mais se privilegiou foram a atuação do governo federal (81,46%), a divulgação de descobertas científicas (73,89%) e o que era recomendado como medidas de prevenção contra a doença (72,32%). Outros tópicos que despertaram interesse foram relativos a reação de outros países diante do problema (65,7%), números relacionados ao total de mortes e casos confirmados da doença (59%), causas e sintomas do novo coronavírus (52,5%) e redes de solidariedade que se formaram com a intenção de prestar ajuda a pessoas que estivessem passando necessidades (51,3%).
Compartilhamento
Boa parte dos entrevistados afirmou compartilhar conteúdos relacionados à pandemia. A periodicidade apresentou variação. Enquanto mais da metade (57,2%) disse divulgar as vezes; 22% realizaram diariamente e 1,4% com outra frequência. Ao todo, aproximadamente um quinto (19,4%) afirmou não ter publicado nada.
Teor dos conteúdos
Relacionado ao teor dos conteúdos compartilhados, o que mais foi possível ver foram alertas de autoridades (54,8%), reportagens e artigos jornalísticos (49,9%), áudios e vídeos de especialistas (44,5%) e informações relacionados a causas e sintomas (28,2%).