• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Pesquisa aponta que apenas 20% dos brasileiros têm internet de qualidade

Pesquisa aponta que apenas 20% dos brasileiros têm internet de qualidade

Realidade fez com que jovens tivessem atrasos na formação educacional

Por Da Redação
Ás

Pesquisa aponta que apenas 20% dos brasileiros têm internet de qualidade

Foto: Agência Brasil

Embora a pandemia tenha provocado uma rápida transição para o trabalho remoto e acelerado as tendências de digitalização no Brasil, muitos jovens tiveram atrasos na formação educacional devido às dificuldades de acesso ao digital. A pesquisa Abismo Digital, promovida pela consultoria PwC, aponta que 81% da população com 10 anos ou mais usam a internet, mas somente 20% têm acesso de qualidade. Além disso, 13,5 milhões de domicílios têm conexão de banda larga móvel via modem ou chip, a mais lenta.

A pesquisa aponta também que, além da digitalização, há desafios estruturais de educação, uma vez que 68% dos estudantes não têm conhecimentos básicos de matemática e o Brasil ocupa a 58ª posição do mundo em leitura.  Assim, além do acesso, há o desafio de formação de talentos para o mercado de trabalho, algo já visto no país, por exemplo, com a dificuldade para formar os profissionais do setor de tecnologia, que precisará de 797 mil novos talentos de 2021 a 2025, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

De acordo com a pesquisa, o aprimoramento acelerado de competências deve aumentar a produtividade global do trabalho em 3%, em média, até 2030. “Para promovermos melhorias, a primeira ação é sensibilizar as empresas e governos para que entendam as oportunidades da inclusão digital”, disse Marco Castro, presidente da PwC Brasil. Segundo o executivo, a companhia tem uma agenda determinada para promover conversas com funcionários, empresas, governos e a população em geral.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário