• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Pesquisa aponta que cancelamento dos Jogos Olímpicos ganha força entre população japonesa
Mundo

Pesquisa aponta que cancelamento dos Jogos Olímpicos ganha força entre população japonesa

Cerimonia de abertura está prevista para acontecer em 23 de julho

Por Da Redação
Ás

Pesquisa aponta que cancelamento dos Jogos Olímpicos ganha força entre população japonesa

Foto: Reprodução/O Popular

Os planos para a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio estão ficando mais incertos a cada dia. À medida que os casos de coronavírus aumentam em todo o mundo, as autoridades de Tóquio e do Comitê Olímpico Internacional (COI) começaram a reconhecer que a realização de jogos seguros pode não ser possível, pondo em risco os sonhos de que as Olimpíadas poderiam servir como um celebração global do fim da pandemia. Em vez disso, o COI pode ser forçado a cancelar as Olimpíadas pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.

A atitude seria um grande golpe financeiro para a organização olímpica e para o Japão, que gastou mais de U$ 12 bilhões construindo estádios e melhorando sua infraestrutura para se preparar para os Jogos, e outros bilhões para atrasar o evento por um ano. Nas últimas semanas, autoridades japonesas e olímpicas insistiram que os Jogos seguiriam em frente e que não era possível adiar mais. Os organizadores têm tentado traçar planos para realizar os Jogos de uma maneira aceitável para o público, anunciando uma série de medidas de segurança.

Em uma pesquisa realizada este mês, a emissora japonesa NHK descobriu que quase 80% dos entrevistados acreditavam que os Jogos deveriam ser adiados ou cancelados. Em outubro, menos da metade dos entrevistados disse isso. O número subiu para 71% em dezembro. Na sexta-feira da semana passada (8) , Taro Kono, ministro da Reforma Administrativa do Japão, rompeu com a linha oficial de seu governo, dizendo que os Jogos "poderiam ir para qualquer lado", de acordo com um relatório da Reuters.

Suas declarações seguiram-se a comentários semelhantes nesta semana do canadense Dick Pound, o membro do COI mais antigo, que disse à BBC que "não havia garantia" de que os Jogos iriam acontecer. Os organizadores em Tóquio e no COI concordaram em março em adiar os Jogos por um ano e a cerimônia de abertura dos Jogos está marcada para 23 de julho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.