Pesquisa BTG/FSB: vantagem de Lula para Bolsonaro no primeiro turno cai 6% em duas semanas
De acordo com o estudo, diferença entre o petista e o atual presidente é de 7%
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil I Fernando Frazão/Agência Brasil
Uma pesquisa da FSB Comunicação, divulgada nesta segunda-feira (1º), aponta o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 41% das intenções de voto no primeiro turno das eleições de 2022. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 34% das intenções para a reeleição.
A última pesquisa da FSB mostrou uma diferença maior entre o petista e o chefe do Executivo. Em duas semanas, Lula desceu três pontos percentuais, enquanto Bolsonaro avançou três.
Na sequência, estão os candidatos Ciro Gomes (PDT), com 7%; Simone Tebet (MDB), com 3%; André Janones (Avante), com 2% - o político desistiu do pleito para apoiar a chapa do PT; José Maria Eymael (DC), com 1%; e Pablo Marçal (Pros), também com 1%. Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.
A margem de erro é de 2%, para mais ou para menos, e confiança de 95%. O estudo foi realizado entre os dias 5 e 7 de agosto e ouviu 2.000 pessoas. A nova pesquisa da FSB está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-08028/2022. O custo do levantamento foi R$ 128.957,83 e o valor foi pago pelo banco BTG Pactual.
Na simulação de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, Lula venceria a disputa, com 51% dos votos, e Bolsonaro ficaria com 39%. A pesquisa aponta que o ex-presidente receberia 55% dos votos que foram para Tebet no primeiro turno, 44% de Ciro e 45% de outros candidatos. No cenário com Lula e Ciro, o petista venceria por 47% a 32%. Já entre Lula e Simone Tebet, a diferença seria ainda maior: 50% contra 29%.
Se Bolsonaro passar para o segundo turno com Ciro, o candidato do PDT venceria a disputa por 48% a 41%. Numa disputa entre Bolsonaro e Tebet, o presidente ganharia com 44% contra 40%.